Cassilândia, Sábado, 27 de Maio de 2017

Últimas Notícias

17/08/2007 09:04

Grupo Literário Arandu promove curso sobre a cultura MS

Luciano Serafim

Já estão abertas, e vão até o próximo dia 29/08, as inscrições para o curso de extensão Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, com carga horária de 160 horas.
“A preocupação com a preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul é uma das metas de primazia do Grupo Literário Arandu, por isso tomamos a iniciativa de promover um Curso de Extensão para educadores da rede pública municipal/estadual e estudantes universitários, com o objetivo de pesquisar a memória sul-mato-grossense e ‘resgatar’ em parte os bens culturais materiais e imateriais, especialmente da região da Grande Dourados”, destaca o coordenador e escritor Luciano Serafim: “Queremos divulgar obras de relevância social com olhar crítico das representações das memórias coletivas do sul de MS. O Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul é formado por um tripé indissociável que se contemplam as seguintes dimensões: a dimensão natural ou ecológica, a dimensão histórico-artística e a dimensão documental. Igualmente o patrimônio cultural abrange os conjuntos urbanos e os sítios de valor históricos, artístico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cie! ntifico, as obras, os objetos, os documentos, as edificações, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas, as formas de expressão e até mesmo os modos de criar, fazer e viver são bens culturais de uma sociedade, e, por isso, devem ser preservados.”
Serafim acrescenta que “o patrimônio cultural tem uma importância capital na memória coletiva da humanidade. A preservação da memória coletiva é a garantia da própria identidade, de podermos reunir tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos.”
O curso terá duração de três meses, com dois encontros mensais, de setembro a novembro de 2007. O intuito é aprofundar as pesquisas sobre os diversos monumentos históricos. Serão formados grupos de pesquisa, e cada grupo deverá produzir um artigo a ser publicado num livro, que será lançado já no encerramento do curso.
“Com os artigos publicados nesse livro, estaremos preservando a memória dos principais monumentos do nosso patrimônio”, enfatiza Luciano Serafim. “Este curso de extensão abre-se em perspectivas de reivindicar e articular para a adoção de uma nova política de proteção ao acervo histórico da região da Grande Dourados e que também possa auxiliar na construção de uma memória plural em MS.”

Inscrições: de 10 a 29 de agosto de 2007, na Rua Mato Grosso, 1831 – 1º Andar – Sala 01 – Centro – Dourados (próximo à Secretaria Municipal de Educação, entre a Av. Marcelino Pires e Weimar Torres).
Mais informações: 3423-0020 (das 10 às 17 horas), 8145-8388 (Luciano) e 9625-8102 (Magno Mieres).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 27 de Maio de 2017
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Quinta, 25 de Maio de 2017
13:00
Dicas de segurança
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)