Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/02/2004 09:57

Grupo holandês pode instalar indústria em Paranaiba

João Prestes/APn

O Grupo holandês Avebe S.A., maior produtor mundial de amido, está interessado em instalar uma indústria para enriquecimento de amido de mandioca em Mato Grosso do Sul. Diretores da cooperativa reuniram-se nessa manhã, na sala anexa ao gabinete do governador Zeca do PT, com o secretário de Receita e Controle, José Ricardo Cabral e com o coordenador da Câmara Setorial da Mandioca, Carlos Roberto Gonçalves, para tratar do assunto.

A Avebe reúne 5,3 mil produtores de batata da Holanda e Alemanha, produz 55% de todo o amido consumido na Europa e possui fábricas em quase todos os países do Continente, assim como nos Estados Unidos. No Brasil, o grupo chegou em setembro de 2000, mantendo uma base no município de Guairá (PR). Por confiar no potencial do país foi que decidiram instalar uma indústria com capacidade para enriquecimento de 60 mil toneladas de amido por ano, na primeira fase, podendo atingir 150 mil toneladas no estágio final.

Para atender essa demanda, o Estado terá que ampliar em 50% a área atualmente plantada com mandioca. Paulo Ricardo Cabral observa que só para suprir a fábrica que a AVEBE pretende instalar, são necessários 12 mil hectares da lavoura, o que representa cerca de 5 mil novos empregos no campo, além dos postos de trabalho abertos na linha de industrialização. O investimento previsto é de R$ 25 milhões.

Confiança – O secretário Paulo Ricardo Cabral reiterou o interesse do Estado e o desejo do governador Zeca do PT na vinda do grupo holandês, sinalizando com incentivos fiscais para vialibilizar o empreendimento. Alexandro Patlis, diretor da Avebe para Desenvolvimento e Aquisição de Novos Negócios na América, disse que após pesquisas, Mato Grosso do Sul chamou a atenção do grupo por sua potencialidade agrícola, logística de transporte e dinâmica da economia, e depositou sua confiança no Brasil. “Ao lado da China, o Brasil é o país que apresentará maior crescimento econômico nos próximos dez anos.”

Cabral enfatizou que os empresários holandeses estão vindo em um momento muito positivo para o Estado, que recuperou o equilíbrio financeiro e a capacidade de investimento, com grandes perspectivas de desenvolvimento graças à valorização dos comodities agropecuários no mercado internacional e ao bom trânsito do governador Zeca do PT junto ao governo federal.

Integraram a comitiva os empresários De Vries Karel (diretor mundial da AVEBE para Desenvolvimento e Aquisição de Novos Negócios), De Vries Tijmen, Hans Stuut, Miguel Boseh e Helmut Tiedke. Eles passam o dia na cidade, em reuniões com técnicos da Secretaria de Produção e Turismo para ultimar os detalhes da concessão de incentivos fiscais e definir onde deve ser instalada a indústria. Em princípio, os holandeses estão interessados na região do Bolsão, pelas propriedades favoráveis do solo e facilidade de transporte.

Uma reunião foi realizada anteontem em Paranaiba, com as presenças de todos os prefeitos da região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)