Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/08/2004 08:30

Grupo de trabalho para discutir cursos de direito

No prazo de 15 dias, o Ministério da Educação pretende apresentar à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma minuta da portaria que deverá ser assinada pelo ministro Tarso Genro, nomeando o grupo de trabalho que irá estudar e propor os critérios para a autorização de abertura de novos cursos de direito em todo País. O documento também deverá dispor sobre as atribuições do grupo. A informação foi dada pelo chefe de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira, que ontem, 16, participou da segunda reunião de trabalho, juntamente com o secretário-geral da OAB, Cezar Britto, o presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, Paulo Roberto Medina, e o presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, além de assessores do MEC, para tratar do tema.
Segundo Ronaldo Teixeira, a comissão será formada por sete membros, sendo três do MEC, três da OAB, e um do Conselho Nacional de Educação (CNE). "Nós vamos convidar o presidente do CNE, Ronaldo Motta", disse Teixeira. Ele disse, ainda, que a comissão deverá adotar critérios mais rigorosos para autorizar a abertura de novos cursos de direito e com isso melhorar a qualidade do ensino.
"O objetivo da comissão é discutir critérios mais rígidos para a criação dos cursos de direito e de fiscalização para os já existentes, além de fornecer subsídios para que o ministro da Educação, Tarso Genro, lance novos marcos regulatórios para o ensino jurídico", explicou Teixeira. Segundo ele, "a mediação será a palavra-chave desse grupo. Vamos discutir a realidade do ensino jurídico, ouvir as críticas da OAB com relação a algumas instituições, enfim, aprofundar o diálogo e ajustar métodos para a melhoria do ensino".
O presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, Paulo Roberto Medina, citou exemplos de faculdades que funcionam nos estados com o intuito único de lucrar e destacou a importância, para a OAB, de que haja membros do Conselho Nacional de Educação no grupo. "Queremos resolver o problema dos cursos jurídicos e a participação do CNE neste grupo de trabalho seria de grande importância". Disse também que, anualmente, mais de 70% de formandos que fazem a prova da OAB são reprovados. Em fevereiro último, a OAB se reuniu com o ministro Tarso Genro para expor o problema.
De acordo com Ronaldo Teixeira, há diversas situações que exigem do Estado uma intervenção e pode haver fechamento de cursos a qualquer momento. Disse, também, que a preocupação com a reformulação dos cursos de direito, faz parte da política de reforma do ensino superior, em que o MEC está trabalhando. (Sonia Jacinto)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)