Cassilândia, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

16/04/2016 13:00

Gripe H1N1 ou resfriado? Saiba como diferenciar as duas doenças

Minha Vida

Os sintomas da gripe H1N1 e de um resfriado comum apresentam algumas diferenças e é importante ficar atento. A seguir, o infectologista Celso Granato, professor da Unifesp e diretor no laboratório Fleury Medicina e Diagnóstica, a pediatra Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações e a infectologista Nancy Bellei, da Sociedade Brasileira de Infectologia tiram as dúvidas sobre esses dois quadros clínicos. Uma das principais características da gripe H1N1 é a febre súbita de 38°C. Veja quais são os outros sintomas envolvidos.

Sintomas da Gripe H1N1

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais intensos. A manifestação dos sintomas é súbita e os mais comuns são:

Febre alta (acima de 38 graus)
Tosse seca
Dor de cabeça
Dor musculares
Dor de garganta
Fraqueza
Coriza
Congestão nasal

Espirros - o vírus Influenza pode causar alguns espirros, mas não são todos os pacientes que apresentam esse sintoma. De forma geral, ele não é um sintoma que indica gripe

Em alguns casos, podem haver complicações devido a forma como o organismo reage diante do vírus. Os fatores que indicam complicações são:

Falta de ar: em casos graves, o paciente pode apresentar dificuldade para respirar, o que pode levantar suspeita sobre uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, uma infecção viral de caráter gripal desencadeada pelo Influenza ou outros vírus que atacam as vias respiratórias

Náuseas e vômitos: esses sintomas também não são característicos no caso de gripe H1N1. No entanto, crianças pequenas podem apresentá-los em decorrência, por exemplo, do uso de um remédio. Mas são casos isolados

Diarreia não é um sintoma de gripe, pode acontecer em crianças muito pequenas devido ao uso de algum medicamento

Dor e pressão no peito: esses fatores também costumam acontecer em caso de agravamento do quadro

Outra questão é que em bebês e crianças os sintomas da gripe H1N1 podem ser um pouco diferentes do que nos adultos. Os sintomas são mais inespecíficos, o pequeno pode só ficar um pouco mais irritado, com dificuldade para se alimentar, mas a febre, sintoma comum nos adultos, pode demorar para aparecer. Por isso, é essencial conversar com um médico assim que a criança começar a apresentar algum problema de saúde.

Sintomas do resfriado

Geralmente, os sintomas do resfriado ocorrem dois ou três dias após o contato com o vírus, embora esse período possa demorar até uma semana. Os sintomas afetam mais o nariz.

Os sinais mais comuns do resfriado são:

Congestão nasal
Coriza: é o principal sintoma de resfriado
Garganta irritada sintoma importante do resfriado, mas também pode acontecer na gripe
Espirros
Febre, de forma geral não é um sintoma comum do resfriado, mas crianças podem apresentar um quadro febril de até 38°C. Adultos e as crianças mais velhas geralmente têm menos ou não têm febre

Dependendo do vírus que tenha causado o resfriado, você também poderá ter:

Tosse (leve)
Diminuição do apetite
Dor de garganta (leve)

Quando procurar um médico

Em caso de resfriado: Na maioria das vezes, pessoas que não fazem parte do grupo prioritário (idosos, gestantes e crianças) conseguem tratar os sintomas do resfriado com alimentação saudável, rica em frutas e verduras, ingestão de muita água e repouso, não havendo necessidade de procurar um atendimento médico.

Em caso de gripe H1N1: Você não saberá se tem a gripe H1N1, portanto se houver febre acima de 38°C, dor no peito, dificuldade para respirar, calafrios e tosse intensa é hora de procurar um médico.

Antes de ir ao pronto socorro

Lembre-se que hospitais, pronto-socorros e postos de saúde são locais com alta aglomeração de pessoas doentes, logo a exposição ao vírus como o do H1N1 (além de outros) que são transmitidos por vias respiratórias é muito maior. Portanto, acompanhe os sintomas em casa e procure auxílio médico se realmente for necessário.

Mas no caso dos bebês e crianças, o ideal é conversar com um pediatra sempre que a criança apresentar algum sinal de que não está se sentido bem, como não se alimentar.

O que é?

Resfriado: o resfriado comum é uma infecção viral do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta. Muitos vírus podem causar resfriados, o mais importante e frequente é o Rinovírus. Vale lembrar que essa é uma das doenças mais comuns que existem. Eventualmente, todas as pessoas ficarão resfriadas mais de uma vez na vida. A principal complicação do resfriado e a sinusite viral (sinusupatia viral).

Gripe H1N1: a gripe H1N1 também é uma infecção viral do trato respiratório causada por uma mutação do vírus da gripe, o vírus Influenza A H1N1. Também conhecida como gripe Influenza tipo A, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Tratamento

Para resfriado: O tratamento ainda se restringe ao alívio dos sintomas. Os sintomas locais (nasais) podem ser atenuados com os anti-histamínicos de primeira geração, e a administração tópica de descongestionantes para o nariz (vasoconstritores na mucosa nasal).

Para a gripe H1N1: O tratamento para a gripe H1N1 inclui medicamentos sintomáticos (que atuam nos sintomas), repouso e observação da resposta do organismo. No caso da população com maior prioridade, como pacientes com doenças crônicas ou que apresentam piora com a medicação antiviral, pode ser necessário uso de medicação específica, como o oseltamivir (de nome comercial Tamiflu). No entanto, somente o médico poderá dizer se é necessário ou não.

A maioria dos casos de gripe H1N1 é resolvido completamente sem a necessidade de internação hospitalar ou do uso de antivirais. Porém, se o paciente já apresenta uma doença base que descompensa o sistema imunológico frente a uma infecção, pode acontecer de o quadro do paciente evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, a uma complicação que pode levar a morte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)