Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gripe H1N1 em crianças

BabyCenter Brasil - 25 de junho de 2016 - 09:00

Qual a diferença entre a gripe H1N1 e a gripe comum?
Tanto a gripe comum como a gripe H1N1 são transmitidas pelo vírus influenza.

Existem vários subtipos desse vírus, que podem afetar tanto os seres humanos como os animais.

Em princípio, a gripe H1N1 não é muito mais grave do que a gripe comum.

O receio dos infectologistas são as complicações que o vírus causou em pessoas jovens e em grávidas.
Tem algum jeito de evitar a gripe suína?
Sim, existe vacina contra a gripe H1N1. Em 2016, o Ministério da Saúde já disponibilizou a vacina gratuitamente nos postos de saúde, junto com a vacina da gripe comum, para crianças entre 6 meses e 5 anos, além de grávidas, mães que deram à luz há até 45 dias, idosos e profissionais de saúde.

Quando tomam a vacina contra a gripe pela primeira vez, as crianças precisam de duas doses, com 30 dias de intervalo.

Se seu filho já tomou a vacina contra a gripe alguma vez, precisará apenas de uma dose.

Para outras idades que não de 6 meses a 5 anos, a vacina está disponível em clínicas particulares, mediante pagamento.

Para crianças menores de 6 meses, que não podem tomar a vacina, a melhor proteção é vacinar os adultos e crianças da casa (especialmente a mãe, se estiver amamentando, já que os anticorpos passam para o bebê).

Além da imunização, medidas simples de higiene podem ajudar a evitar a gripe H1N1 e a gripe comum, ou pelo menos sua disseminação. São elas:

Vírus e bactérias podem sobreviver por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Por isso, lavar as mãos com frequência é uma medida que ajuda a evitar infecções de um modo geral. Lave as mãos do seu filho sempre que puder, e especialmente antes das refeições.

Mantenha também as suas mãos bem limpas antes de lidar com o bebê. Sempre que você tossir ou espirrar, lave bem as mãos com sabonete e, de preferência, água morna. Esfregue os dois lados das mãos por ao menos 15 segundos e enxágue com bastante água. Caso você não tenha acesso a água e sabão na hora, carregue com você um gel anti-séptico à base de álcool ou use lenços umedecidos. A princípio, não é aconselhável usar gel à base de álcool em crianças pequenas, mas converse com o pediatra.

Evite circular com crianças pequenas em ambientes de grande aglomeração de pessoas nas áreas afetadas pela doença.

Mantenha a criança longe de pessoas gripadas em geral. Se a avó está espirrando e tossindo, é melhor não pegar o bebê no colo. Haverá muito tempo depois para aproveitar o netinho sem o risco de transmitir vírus.

Se houver alguém com suspeita de gripe suína na sua família, mantenha-a em casa e siga as orientações médicas. Não mande uma criança com suspeita de gripe H1N1 para a escola.

Não tussa ou espirre em suas mãos, porque elas podem ficar cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado para outras pessoas. A recomendação é cobrir o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir e depois jogá-los fora. Se não tiver um papel descartável à mão, cubra sua boca com o braço e espirre na manga. Muitos especialistas até acham esse método melhor que o papel, porque só de segurá-lo pode haver contaminação das mãos.

Como vou saber se é gripe comum ou gripe H1N1?
Na verdade, não faz muita diferença saber. Os sintomas são os mesmos de qualquer gripe, mas os principais são:

febre repentina de mais de 37,5 graus e tosse
pode haver também cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares e nas articulações
há casos com diarreia e dor abdominal

Se seu filho apresentar sintomas de gripe (febre, tosse), fale com o médico. Crianças de menos de 2 anos são consideradas grupo de risco e podem tomar remédios específicos para evitar complicações.

Os medicamentos são mais eficazes se tomados nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Um amiguinho do meu filho teve a gripe H1N1. O que faço?
Em primeiro lugar, procure se acalmar. Lembre-se que, assim como na gripe comum, a gripe suína normalmente se cura sozinha.

Mantenha seu filho bem alimentado e bem hidratado, pois assim ele conseguirá combater melhor a doença se por acaso a pegar.

Fique de olho e, em caso de febre, junto com tosse ou qualquer outro sintoma, procure atendimento médico (se possível telefone primeiro para o pediatra).

Caso seu filho tenha algum problema crônico de saúde, for imunodeprimido ou for especialmente sensível a infecções (o que pode acontecer com prematuros), avise o médico de que houve um caso próximo a ele, mesmo antes de surgirem os sintomas.

Mantenha-o longe de aglomerações e capriche na amamentação, se ainda der o peito.
Qual é o tratamento da gripe H1N1? Como vou saber se é grave?
Os casos de gripe H1N1 estão sendo tratados na maioria em casa, não no hospital, a não ser que haja complicações respiratórias, doenças debilitantes ou quadros mais graves.

Se seu filho estiver com suspeita de influenza A/H1N1, o médico vai pedir que você o mantenha em casa.

Não o leve para a escola e não permita visitas, para evitar que outras pessoas peguem a gripe.

Quanto mais novo o bebê, maior é o nível de cuidados e atenção para que a doença não se complique. Procure deixar sua casa e o quarto bem ventilados, com janelas abertas para o ar circular.

Atenção aos sinais de alerta de complicações:

criança ofegante, falta de ar
falta de ânimo
febre acima de 39 graus

Se você estiver em dúvida, procure um médico para mais informações. Mulheres grávidas com suspeita de H1N1 devem procurar assistência médica, porque o tratamento é mais específico.
E se a mãe estiver com gripe H1N1, pode amamentar o bebê?
Sim, a mulher deve continuar amamentando o bebê, porque o leite materno ajudará a criança a combater o vírus. Ela pode usar uma máscara enquanto dá o peito, dependendo da orientação médica.

Os medicamentos antivirais eventualmente usados no tratamento parecem ser seguros para o bebê, mas é melhor perguntar para o médico que está cuidando do caso.

Caso a criança esteja com a gripe H1N1, a amamentação é positiva, porque o leite materno a mantém hidratada e é mais fácil de digerir.

Além disso, mesmo que a mãe não esteja doente, pode ter desenvolvido anticorpos contra o vírus, que vão ajudar a criança a combatê-lo.
Por quanto tempo a criança fica contagiosa se tiver a gripe H1N1?
A partir do surgimento dos sintomas, a pessoa fica contagiosa por até uma semana. Esse período pode ser maior no caso de crianças bem pequenas.

Por isso, o melhor é deixar seu filho "de molho" em casa até obter o sinal verde do médico.

Saiba também sobre a gripe H1N1 em mulheres grávidas e descubra se quem amamenta pode tomar vacina contra gripe

http://brasil.babycenter.com/a4000058/gripe-h1n1-em-crian%25C3%25A7as#ixzz4AMMRPlaq

SIGA-NOS NO Google News