Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greve promete parar Justiça a partir de quinta em MS

Edivaldo Bitencourt, Campo Grande News - 08 de fevereiro de 2010 - 13:34

O Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul) promete iniciar greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, 11 de fevereiro. O objetivo é paralisar as 54 comarcas e o TJ/MS (Tribunal de Justiça) por tempo indeterminado.

O comunicado do início da greve foi publicado na edição de hoje do jornal Correio do Estado. Os cerca de 3,5 mil funcionários estão mobilizados contra a implantação da jornada de 8h sem aumento proporcional nos salários.

O projeto de lei foi aprovado pelo Tribunal Pleno do TJ/MS e será encaminhado à Assembléia Legislativa. O principal ponto é a justificativa, onde o presidente do órgão, desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins, garante que o aumento na jornada de 6h para 7h ininterrupta ou 8h com intervalo não acarretará em ônus financeiro ao tribunal.

Paralisação – O comunicado do início da greve está sendo feito com 72h de antecedência, como determina a legislação. A paralisação foi aprovada na assembléia geral extraordinária realizada no dia 5 de fevereiro deste ano.

A entidade promete paralisar o atendimento no Fórum de Campo Grande e nas 53 comarcas do interior do Estado. Os servidores exigem o aumento de 33% nos vencimentos, já que os trabalhadores terão a jornada elevada em um terço.

Em 1991, quando foi adotada a jornada de 6h, segundo o Sindijus, os funcionários abriram mão de majoração de 40% nos vencimentos.

O TJ/MS garante que só está cumprindo determinação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que determinou a adoção da nova jornada em todo o País.

SIGA-NOS NO Google News