Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greve dos Correios chega ao fim

Luana Lourenço/ABr - 21 de julho de 2008 - 18:38

Brasília - A greve de funcionários dos Correios está oficialmente encerrada, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Mais de 20 sindicatos de trabalhadores conveniados com a entidade aprovaram o acordo fechado com a empresa no sábado (19).

“Já alcançamos quórum estatutário, a greve acabou”, afirmou um dos representantes da comissão de negociações da Fentect, José Gonçalves. Outros sindicatos realizam assembléias ainda hoje para confirmar o fim da paralisação que durou 21 dias.

Segundo a Fentect, os trabalhadores do Amazonas, Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e interior de São Paulo já votaram a proposta.

“O governo demorou a entrar na negociação. Talvez não tivesse sido necessário tanto tempo”, afirmou Gonçalves.

A proposta negociada com o governo prevê pagamento, em definitivo, de 30% do salário-base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008. Aos demais empregados que trabalham na distribuição e aos atendentes em guichês de agências, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260. Em agosto, os Correios e a Fentect voltarão a discutir os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008.

Os Correios estimam que serão necessários cerca de 10 dias para regularizar o serviço de entrega de correspondências e encomendas em todo o país. De acordo com o último levantamento da empresa, cerca de 130 milhões de cartas estão com a entrega atrasada.

Segundo Gonçalves, os trabalhadores irão definir com os Correios uma escala diferenciada de trabalho para compensar o acúmulo de correspondência não-enviada durante a greve. “Vamos definir com a empresa, provavelmente, vamos acrescentar duas horas a mais além da jornada diária e trabalhar nos finais de semana”, adiantou.

SIGA-NOS NO Google News