Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/10/2015 10:10

Greve dos bancários poderia afetar declaração de vida para o INSS

Assessoria

Devido à paralisação dos bancários, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão temendo a suspensão de seus benefícios por não poderem fazer a comprovação de vida e nem a confirmação de senha nas agências em que costumam realizar o saque dos rendimentos.

Contudo, o INSS recomenda que os inativos aguardem o fim da interrupção de trabalho nas instituições financeiras. O Instituto garante que nenhum dos beneficiários terá seus pagamentos bloqueados por causa da chamada “fé de vida” enquanto as unidades bancárias estiverem em greve.

O que preocupa aos aposentados é a incerteza de que os inativos possam manter o recebimento, dúvida que permeia devido aos problemas passados com o cadastro de dados e informações por parte de alguns aposentados, algo que inclusive foi relatado na imprensa. Outro temor dos idosos é de que não possam mais realizar a comprovação de vida pela extinção do prazo hábil para realizar o procedimento junto ao INSS.

Para que os aposentados se cubram em caso de eventuais problemas, a advogada Lígia Pascote, da ASBAP – Associação Brasileira de Benefícios aos Aposentados Pensionistas e Servidores Públicos recomenda que sejam procuradas as agências da Previdência Social e feito o registro de informação no setor de atendimento.

“Se ele procurar qualquer agência da previdência e fizer a comprovação terá um documento atestando que esteve presente e num recurso a previdência normalmente restabelece o pagamento do beneficio”, afirma a jurista.

Entretanto, o INSS decidiu prorrogar o prazo para os segurados que ainda têm de fazer a comprovação de vida e renovação de senha este mês nas agências bancárias por causa da greve. O Instituto informou ainda que o benefício de quem não atualizou os dados não será bloqueado, mas informa que aposentados e pensionistas devem formalizar o procedimento assim que a paralisação terminar.

“Com o final da greve do INSS o beneficiário pode se dirigir a agência da previdência e fazer a comprovação de vida, pois o órgão que gera o pagamento é o INSS. O banco é apenas o pagador. Cabe ao segurado que for prejudicado buscar na justiça a reparação de seu direito”, finaliza a advogada.

Para mais informações entre em contato com a ASBAP através do telefone (12) 3913-5991 ou pela  internet: www.asbap.org.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)