Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greve dos bancários fechou 69 agências no 1º dia em MS

Marcio Breda, Campo Grande News - 29 de setembro de 2010 - 19:46

O 1º dia da greve dos bancários fechou 69 agências em Mato Grosso do Sul. De acordo com balanço divulgado esta tarde (29) pelo SEEB (Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região), 43 bancos aderiram à paralisação na Capital e 26 no interior.

Segundo o diretor de comunicação do sindicato, Vanderley da Silveira Pinto, não foram registradas ocorrências nos bancos que aderiram à greve. A expectativa é de que a adesão de novos bancos aconteça nos próximos dias.

“É como uma onda. Amanhã estaremos nas agências localizadas nos bairros, que ainda não fazem parte do movimento. Só dessa forma é possível chamar a atenção dos banqueiros”, explica.

O atendimento nas agências bancárias que aderirem à greve funcionará em regime de escala, com 30% dos funcionários atuando durante o horário de expediente.

Na base territorial do Sindicato dos Bancários estão localizadas 101 agências, com o quadro de funcionários de cerca de 2.700 bancários. Desse total, 1.870 estão associados ao órgão.

Reajuste e valorização - Os bancários reivindicam reajuste de 11%, além de valorização dos pisos, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, proteção ao emprego e mais contratações.

Segundo o sindicato, a proposta de aumento salarial de 4,29% apresentada pelos bancos é um insulto e a greve uma alternativa para pressionar os patrões a cederem às reivindicações.

As negociações começaram em agosto. Ao longo de quase dois meses a categoria realizou mobilizações nacionais e alertou a população sobre a possibilidade da greve.

A greve do ano passado se arrastou por quase um mês, de 24 de setembro a 21 de outubro.

SIGA-NOS NO Google News