Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greve da Funasa tem adesão de 40% em MS, diz sindicato

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 14 de maio de 2004 - 15:03

O Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social) informou esta manhã que a paralisação dos servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que teve início na última segunda-feira (10), atinge 40% dos 1,1 mil servidores do órgão em Mato Grosso do Sul – são 280 trabalhadores somente em Campo Grande.
Segundo o presidente do Conselho Fiscal do Sindsprev, João Nascimento, que também integra o Conselho Estadual de Saúde, estão parados servidores dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Cassilândia, Miranda, Deodápolis, Iguatemi, Paranaíba e Tacuru.
Esta manhã, servidores de Rio Verde e São Gabriel do Oeste devem discutir, em assembléia, se aderem à greve, “que já é praticamente certa”, conforme Nascimento. Em Campo Grande, Dourados, Coxim e Três Lagoas a adesão ainda é parcial.
Os servidores reivindicam reposição salarial de 127% referente ao período de 1995 a 2003, redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, paridade salarial entre funcionários da ativa e aposentados e melhores condições de trabalho. “Precisamos de capacitação e de bons equipamentos de proteção individual”, afirma Nascimento. Segundo ele, em Campo Grande, somente estão mantidos os atendimentos às gestantes indígenas e os considerados emergenciais.
O Governo Federal propôs à categoria reposição de 32% sobre as gratificações e deu prazo ate o dia 21 deste mês para que os servidores voltem ao trabalho. “Continuamos negociando, mas a greve se mantém por tempo indeterminado”, conclui o representante do Sindsprev.

(Colaborou Alberto Dias)

SIGA-NOS NO Google News