Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grêmio pedirá à Conmebol reversão do resultado contra o River Plate na Arena

Correio do Estado - 01 de novembro de 2018 - 10:40

A diretoria do Grêmio preparou um documento formal que entregou à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) nesta quarta-feira (31) com o objetivo de buscar a reversão do resultado de derrota para o River Plate, por 2 a 1, que ocasionou na eliminação da equipe gaúcha da Copa Libertadores da América.

No entendimento da direção gremista, o River Plate tirou vantagem com as instruções passadas pelo técnico Marcelo Gallardo, via rádio, para seu auxiliar Matías Biscay durante o jogo e no intervalo da partida, quando inclusive o próprio Grêmio alertou os representantes da Conmebol de que a infração estava em andamento.

Marcelo Gallardo foi suspenso na véspera do confrontopor ter atrasado o reinício do jogo de ida, em Buenos Aires, e de acordo com o regulamento não poderia ter ido ao vestiário e se comunicado com os jogadores, assim como fez com seu auxiliar no decorrer da partida.

"Não cumpri uma regra e assumo. Senti a necessidade de falar com os meus jogadores. Não me arrependo", declarou Gallardo após a virada na Arena.

Sobre o tema, o regulamento da Conmebol afirma que em caso de utilização indevida de um jogador se aplicará o disposto nos parágrafos 1 e 2 do artigo 19, desde que a equipe adversária interponha uma reclamação oficial em um prazo de até 24 horas após o jogo.

Neste caso, o infrator poderá ser punido com a perda do confronto por 3 a 0. Porém, o texto fala em jogador e não em membro de comissão técnica. Já o artigo 56, inciso C do regulamento da Conmebol abre a possibilidade de uma reclamação se "um incidente grave" tenha interferido no resultado de uma partida.

Em breve contato com a reportagem de GaúchaZH, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior disse na manhã desta quarta-feira que o clube vai procurar o que acha de direito.

"Estamos examinando tudo. Vamos fazer valer o regulamento. Lá está tudo muito claro", disse o mandatário gremista.

Já o diretor jurídico Nestor Hein garantiu que o clube fará o recurso ainda nesta quarta e disse acreditar que o que está escrito no artigo 19 vale também para treinadores.

— Vamos entrar com recurso de perda de pontos. Jogador e treinador se equivalem neste tipo de situação. E além disse ele (Gallardo) deu entrevista se vangloriando de ter feito isso.

Em nota oficial, o Grêmio explica que a decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, em uma reunião extraordinário do Conselho de Administração. Segundo o clube, houve "flagrante desrespeito aos princípios éticos estabelecidos pelo fair play" e descumprimento dos artigos 176 do regulamento geral da competição e 19, 56 e 76 do regulamento disciplinar da Conmebol.

O documento também cita que "o primeiro gol do River Plate ocorreu em condição irregular, sem qualquer participação ou interferência do VAR, embora constatada a ilicitude".

SIGA-NOS NO Google News