Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greenpeace protesta contra construção de usinas nucleare

Cristiane Ribeiro / ABr - 26 de outubro de 2004 - 13:18

Um ativista do Geenpeace se manifestou durante a abertura do X Congresso Brasileiro de Energia, no Hotel Glória, interrompendo o discurso do secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer. Marcelo Furtado protestou contra a construção de usinas nucleares no Brasil e distribuiu cópias de uma carta pedindo o fim do programa nuclear brasileiro.

O representante da organização ambientalista também entregou a carta para o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquin, e para o secretário de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Francelino Grando, de quem ouviu que “o governo tem o compromisso com a sociedade de discutir amplamente a necessidade de construir outras usinas nucleares antes de tomar qualquer decisão”. Na semana passada, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou em um programa de televisão que o governo estudava a possibilidade de construir mais quatro reatores nucleares no país.

Nesta terça-feira, 11 ativistas do Greenpeace lacraram as portas da sede da Indústria Nuclear Brasileira (INB), em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, como forma de protesto. O grupo alega que uma pesquisa do Iser (Instituto Superior de Estudos Religiosos) apontou que 82,3% dos brasileiros são contra a construção de usinas nucleares no país. Os ativistas foram detidos e levados para a delegacia de Botafogo.

SIGA-NOS NO Google News