Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Greenhalgh atribui ao Governo derrota do PT

Agência Câmara - 16 de fevereiro de 2005 - 11:09

A relação do Governo com o Parlamento foi uma das principais causas da derrota do candidato oficial do PT à Presidência da Câmara, segundo a avaliação do próprio deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), que perdeu a disputa pelo cargo para Severino Cavalcanti na madrugada de ontem, numa das mais disputadas eleições dos últimos tempos na Casa. Para o deputado petista, sua derrota sinaliza ainda a movimentação da Oposição para a eleição de 2006.
"Acho que o Governo tem que prestar atenção em suas relações institucionais com o Parlamento. O candidato que era meu adversário tinha dois tipos de voto: de um lado, o voto oposicionista para 2006; e, de outro, o voto do descontentamento com o Governo. Se você faz uma análise dos votos, percebe que a Oposição descarregou votos no meu adversário", afirmou Greenhalgh.
Para ele, o fato de o PT ter investido, num primeiro momento, na articulação de uma proposta de emenda constitucional que permitisse a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado também contribuiu para o resultado da eleição. Segundo ele, a partir da constatação da inviabilidade da proposta, no fim do ano passado, houve pouco tempo para construir junto aos líderes aliados um consenso maior em torno do nome oficial do PT.
Esta foi a primeira vez que um deputado que não representa a maior bancada da Câmara é eleito presidente.



Reportagem - Ana Raquel Macedo
Edição - Wilson Silveira

SIGA-NOS NO Google News