Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravidez - Uma dieta saudável e nutritiva

Devido à aceleração do seu ritmo metabólico, você terá uma maior necessidade alimentícia. Isso não significa, no entanto, comer o dobro do habitual.

Huggies - 05 de fevereiro de 2020 - 13:00

Para que você tenha uma ideia, durante a gravidez são necessárias aproximadamente 300 calorias a mais por dia, incluindo um importante nutriente, a proteína (aproximadamente 30 gramas a mais por dia). As proteínas são substâncias orgânicas que contém:

Carbono
Hidrogênio
Nitrogênio
Oxigênio.

O consumo de alimentos ricos em proteína é fundamental para o desenvolvimento da estrutura corporal, pois fornecem o material necessário para o crescimento e a formação dos tecidos e órgãos do corpo. Algumas proteínas formam parte do sistema imunológico e, desta forma, acentuam a capacidade do organismo de se defender. Estas substâncias “fundamentais” são encontradas em diversos alimentos, tanto os de origem animal (carnes, peixes, leite e ovos), como os de origem vegetal (legumes, cereais e frutos secos).

Alimentação, a chave durante a gravidez

Sua dieta é muito importante nesta etapa, lembre-se que você esta comendo por você e por seu futuro filho. Tente seguir as recomendações abaixo e assim contribuirá para a boa saúde de seu bebê:

1. Dieta balanceada: o melhor desta etapa é comer uma grande variedade de alimentos ao longo do dia. Deve incluir: proteínas, farinhas, gorduras, frutas e vegetais. (Carne, ovo, peixe, leite, legumes, grãos, cereais e frutos secos).

2. Açúcar: tente consumir alimentos ricos em açúcar*. Frutas, verduras, leite e seus derivados, e também doces.

3. Gorduras: evite alimentos fritos.

4. Água: o mais recomendável é tomar ao menos 8 copos de água por dia. Lembre-se que alguns alimentos já contém água, tais como as frutas, as verduras, o leite, porém, pode complementá-los ingerindo sucos, chás, mate e outras infusões.

5. Álcool e outras substâncias: abstenha-se de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas.

*Em caso de dúvidas, procure o seu médico, ou seu nutricionista.

Uma grande variedade de fatores influencia o desenvolvimento intrauterino. No entanto, o mais importante deles é o nutricional. A mãe deve ter uma alimentação apropriada porque dela depende seu bebê. Também influenciam outras condições patológicas próprias da gravidez (hipertensão, por exemplo). Desta maneira, o peso e o tamanho até o nascimento são consequências da qualidade de vida da mãe, especificamente, do seu estado nutricional.

Seu corpo

Os sintomas mais comuns nessa etapa são:

Náuseas
Sabores estranhos
Seios sensíveis e aumentados
Temperamento irritadiço

Talvez você não experimente todos estes mal-estares, já que todas as mulheres são diferentes umas das outras. Em todo caso, passa rápido! Seu corpo passa por mudanças: não se nota ainda o aumento da barriga, mas você já pode ter ganhado algum peso.

Seu bebê

A esta altura seu bebê já duplicou de tamanho: mede entre 10 e 13 mm. Este ser tão pequeno só pode ser visto por meio de uma ultrassonografia. Quanta emoção junta!
Verá que sua cabeça é enorme em relação ao resto do corpo. O coração bate muito rápido e já tem quatro cavidades.
Os brônquios começam a se desenvolver nos pulmões. Quanto as suas mãos e pés, parecem nadadeiras.
Seu rosto se desenvolve de forma rudimentar, assim como os pulmões, olhos, ouvidos, sistema digestivo, braços e pernas, ainda primitivas.
O bebê usa a placenta como seu principal órgão excretor antes de nascer. No entanto, a principal função deste órgão é a de assegurar o transporte de nutrientes da mãe ao feto.
Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

SIGA-NOS NO Google News