Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravidez: Médica alerta que mitos não têm comprovação

Agência do Rádio - 09 de maio de 2012 - 03:33

Barriga pontuda é menino, arredondada é menina. Tomar cerveja preta ou comer canjica faz a mulher ter mais leite depois do parto. Quem já não ouviu essas e várias outras histórias sobre gravidez? São os mitos ligados a essa fase tão importante e bonita da vida da mulher. A ginecologista obstetra do Grupo Hospitalar Conceição, Ivete Canti, explica que nada disso é comprovado cientificamente.


\"Não existe nenhum trabalho na literatura que relacione o formato da barriga com o sexo do bebê, realmente isso é um mito mesmo. Não tem a luz da ciência, nenhuma evidência. Nenhum fundamento. Na verdade o que se diz tanto na gestação, quanto no período do puerpério, da amamentação, é que a mãe deve ter uma dieta equilibrada que não deve ser nem uma dieta para engordar e nem uma dieta que tenha carência de nutrientes, ou seja, como se diz, de tudo um pouco, e pouco de tudo. A dieta que tenha proteínas, que tenha carne, ovo, leite, que tenha vegetais, frutas.\"

Ivete Canti explica que, no caso da amamentação, o estresse e beber pouco líquido é que podem causar o problema. A ginecologista lembra que outras histórias como depois de uma cesárea não poder fazer parto normal ou que azia significa que o bebê é cabeludo também não passam de mitos e não têm qualquer comprovação científica.

Reportagem, Hortência Guedes


SIGA-NOS NO Google News