Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravidez e parto matam 500 mil mulheres por ano

Dourados News - 22 de junho de 2004 - 16:04

Mais de meio milhão de mulheres morrem a cada ano no mundo em conseqüência de gravidez ou de parto. De acordo com a funcionária do Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), a professora Gita Sen, a maioria das mortes é causada por falta de atendimento médico nos países pobres.

A mortalidade materna é um dos capos em que não se registrou nenhum progresso desde a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), que se realizou no Cairo em 1994, destacou Sen numa entrevista à imprensa na tarde da segunda-feira. Segundo ela, grande parte dessas mortes poderia ser evitada, mas 40% das mulheres que vivem nos países do terceiro mundo dão a luz sem ajuda médica, segundo um estudo realizado em 169 países paa fazer um balanço dez anos depois da Conferência do Cairo.

O risco é particularmente alto para as jovens entre 15 e 19 anos, cuja taxa de mortalidade materna é duas vezes mais elevada que a das mulheres entre 20 e 24 anos. Aproximadamente 13% das mortes são causadas por abortos praticados em más condições, inclusive em países onde a interrupção da gravidez é legal. Dos 46 milhões de abortos praticados anualmente no mundo, cerca de 20 milhões ocorrem em más condições.

Desde a Conferência do Cairo, o acesso aos meios anticoncepcionais se ampliou no mundo, mas em 2000, 123 milhões de mulheres continuavam sem acesso a métodos seguros e eficazes, assinalou, por sua parte, Thoraya Ahmed Obaid, diretora executiva do FNUAP. Quanto à violência sexual, é sofrida em certos países numa média de uma mulher em cada quatro.

SIGA-NOS NO Google News