Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2014 07:39

Grávidas podem sofrer com tendinite gestacional; saiba mais

Blog Saúde Folha

Mulheres podem desenvolver tendinite D’Quervain, também conhecida como gestacional, durante a gravidez. Essa inflamação dos tendões localizados na região do punho é reflexo das alterações hormonais que acontecem com a mulher durante a gestação.

“A alteração hormonal durante a gravidez propicia uma alteração entre os tendões e a bainha, aumentando o seu volume e inflamando, levando a um quadro doloroso”, diz Jorge Bitun, chefe do serviço de Ortopedia do Hospital Villa-Lobos .

Segundo ele, essa tendinite pode aparecer já a partir do primeiro trimestre de gestação. “As grávidas chegam ao consultório relatando muita dor.”

O ortopedista afirma que uma das dificuldades do tratamento é que a mulher grávida tem restrição para tomar determinados medicamentos durante a gestação. “Não podemos usar anti-inflamatórios, por exemplo. Só podemos prescrever medicamentos para aliviar a dor.”

Normalmente, segundo ele, o tratamento é feito por meio de fisioterapia. Bitun diz que não adianta muito imobilizar a região do punho, pois a gestante costuma reter líquidos e ficar inchada.

Segundo ele, também não funciona muito afastar a mulher do trabalho para curar a tendinite gestacional. “É um processo hormonal, mesmo afastado vai continuar ocorrendo.”

Nos casos extremos, diz o ortopedista, é necessário operar. “Já fiz cirurgias em mulheres no 8º mês de gestação que tinham muita dor e temiam não conseguir segurar o bebê depois do parto.”

Também há casos em que a tendinite da mulher aparece logo depois do parto, dificultando tarefas simples do dia-a-dia, como trocar fraldas ou dar banho. “Para esses casos costumo sugerir o uso de talas imobilizadoras com velcro, que limitam a amplitude do movimento”, diz Bitun.

EU TIVE

Coincidentemente, eu tive tendinite gestacional. Era uma dor terrível. Faltava força para segurar um garfo. Não dava para digitar no telefone.

Na época, não fui a um ortopedista. Era muita dor e corri para um pronto-socorro. Fizeram ultrassom e diagnosticaram.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)