Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/12/2015 09:00

Grávida pode usar o celular à vontade?

BabyCenter

A resposta mais curta para essa pergunta é que é provavelmente seguro usar telefones celulares na gestação. As pesquisas indicam que não há riscos à saúde no curto prazo. No entanto, não é má idéia ter um pouco de cautela, já que os celulares são uma tecnologia relativamente nova, o que impossibilita certezas absolutas sobre efeitos de longo prazo.

Na China, por exemplo, muitas mulheres acreditam que o celular é prejudicial à gravidez, e chegam até a deixar de usá-lo enquanto o bebê não nasce.

A verdade é que os celulares emitem baixos níveis da chamada radiação eletromagnética não-ionizante, também presente em televisões, computadores, fornos de microondas e fontes naturais de energia a que somos expostos diariamente. A radiação não-ionizante é muito mais leve do que a ionizante, emitida por radiografias, máquinas de radioterapia e tomografias computadorizadas, por exemplo.

Todo aparelho de celular é classificado segundo os níveis de radiação eletromagnética que emite. Esse nível de absorção específica (SAR, na sigla em inglês) reflete a quantidade máxima de energia absorvida pelo seu corpo ao usar um desses telefones. Quanto maior o SAR do seu telefone, mais radiação o seu corpo estará absorvendo. Em alguns lugares do mundo, os fabricantes são obrigados a divulgar o número no próprio manual do telefone ou no site da empresa.

No Brasil, já há regras para que as empresas também divulguem aos consumidores o nível dos aparelhos, mas isso ainda vem sendo implementado. Se você estiver na dúvida, o melhor a fazer é ligar para o serviço de atendimento a clientes do fabricante do seu celular e pedir a informação.

A recomendação da Comissão Internacional para a Proteção contra Radiação Não-Ionizante (ICNIRP) é que o limite de SAR seja, no máximo, 2 W/kg (watts por quilo).

Na prática, a quantidade de energia emitida por seu telefone depende de quão forte é o sinal. Quanto mais forte ele for, menos energia o aparelho precisa para se comunicar e, consequentemente, menor a proporção de SAR. Assim sendo, uma maneira de reduzir o nível de radiação a que você se expõe é somente usar o telefone quando o sinal estiver forte. O uso de dispositivos para falar no celular sem as mãos pode reduzir o nível de radiação para sua cabeça, mas, por outro lado, pode aumentá-la para o resto do corpo -- algo a se considerar em estando grávida.

Os especialistas no assunto acreditam que a radiação não-ionizante não deve ser prejudicial ao feto, porém você pode reduzir o seu nível de exposição ao falar no celular das seguintes formas:

- use o aparelho o menos possível e apenas quando não tiver outra alternativa; mande mensagens de texto ou use uma linha fixa sempre que puder
- faça ligações breves
- tente evitar usar o telefone se o sinal estiver fraco; procure uma localização melhor para fazer a ligação (geralmente em ambientes externos ou perto de uma janela)
- considere utilizar algum acessório para falar sem as mãos e aumentar a distância entre o telefone e sua cabeça ou tente não segurá-lo próximo demais ao ouvido; o viva-voz, quando possível, é a melhor opção.

E lembre-se também de que o uso do celular enquanto se dirige (mesmo sem usar as mãos) diminui a velocidade de suas respostas na direção, independentemente da gravidez. Isso quer dizer que os riscos de um acidente são maiores, tanto para fazer uma ligação como para receber.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)