Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida pode tomar chimarrão?

BabyCenter - 13 de dezembro de 2015 - 09:00

Apesar de sua forte tradição na Região Sul do país, é melhor evitar excessos quando se trata de chimarrão, porque ele é uma bebida feita à base de erva-mate, uma planta que contém cafeína (como o café e vários tipos de chá), além de teofilina e teobromina, outras substâncias estimulantes e não recomendadas para mulheres grávidas.

Ao consumir uma bebida com cafeína, a mulher tem seu ritmo cardíaco e seu metabolismo alterados, o que consequentemente afeta o bebê. A cafeína pode fazer com que as veias do corpo se contraiam, diminuindo o fluxo de sangue para a placenta. E, porque passa tão facilmente pela placenta e chega ao bebê, pode diretamente prejudicar suas células em desenvolvimento.

No caso específico do chimarrão, há poucos estudos sobre suas propriedades, portanto nada que evidencie cientificamente se faz bem ou mal às gestantes.

"Qualquer coisa categórica que se diga sobre isso é chute", afirma Maria Teresa Sanseverino, médica geneticista do Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos (Siat).

Segundo ela, "considerando-se a quantidade de cafeína, um chimarrão por dia provavelmente não vai ser prejudicial ao bebê. O que não pode é tomar o dia todo. Tem gente que começa a manhã com um chimarrão e segue tomando até de noite".

SIGA-NOS NO Google News