Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida pode pintar o cabelo?

BabyCenter - 28 de dezembro de 2015 - 09:00

Apesar de este ser um daqueles assuntos que despertam enorme dúvida entre as futuras mamães, ainda não há pesquisas sólidas que indiquem com certeza se as tinturas para cabelo são ou não prejudiciais ao feto durante a gravidez.

O pouco que se sabe aponta que é provavelmente seguro pintar o cabelo na gestação. A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (Otis, na sigla em inglês), uma rede internacional que divulga dados sobre possíveis riscos na gravidez, afirma que não há relatos de que tinturas de cabelo tenham provocado mudanças na gestação. O órgão ressalta também que muito pouco da química das tintas é de fato absorvido pelo corpo. Outros estudos que mostram possíveis efeitos prejudiciais ainda não são muito definitivos.

De qualquer maneira, não custa nada pecar pelo excesso e tentar esperar o máximo possível para voltar a pintar os cabelos.

A obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, aconselha que não se tinja os cabelos pelo menos no primeiro trimestre da gestação, por esta ser uma fase de maior formação dos tecidos e órgãos fetais. Para ela, "de preferência, o bom é esperar até 20 semanas".

A médica também tem algumas dicas para quem não está aguentando o visual de sempre ou os cabelos brancos: usar tonalizantes (que têm curta duração), luzes e reflexos -- por serem produtos que quase não tocam o couro cabeludo, eles podem ser aplicados a partir da segunda metade da gravidez com maior segurança.

"Também aconselho a hena pura, que parece não ter influências sobre o desenvolvimento fetal", diz a obstetra.

Se você quer mesmo aplicar um produto natural, fique de olho para comprar uma hena pura, e não misturada a outros produtos químicos, que acabam sendo a mesma coisa que as tinturas. Confira o rótulo.

Na hora de escolher um salão para pintar o cabelo, certifique-se de que seja um lugar bem ventilado para não se expor demais aos vapores químicos durante a aplicação. O mesmo vale para a aplicação caseira, a qual deve seguir direitinho as instruções do fabricante e durar o menor tempo possível. Não deixe de usar luvas e de enxaguar muito bem o cabelo depois.

SIGA-NOS NO Google News