Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/12/2015 09:00

Grávida pode comer carne malpassada?

BabyCenter

Carnes (bovinas ou suínas) e aves cruas, malpassadas ou defumadas devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de conterem a bactéria da salmonela e o parasita da toxoplasmose, entre outros problemas.

A intoxicação alimentar por salmonela pode ser uma doença grave, cujos sintomas incluem diarréia e vômitos severos, dor de cabeça, dor abdominal e febre. O tratamento exige antibióticos e reidratação com soro para suprir todo o líquido perdido pelo corpo. Dependendo do quadro, pode haver necessidade de hospitalização. Lembre-se de que, com a gravidez, o sistema imunológico não funciona tão bem como de costume, o que a deixa mais suscetível aos germes responsáveis pelas intoxicações alimentares. A salmonela não prejudica o bebê diretamente.

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita às vezes encontrado em carnes cruas, incluindo as defumadas, como o presunto de parma, por exemplo. O parasita também pode estar no solo, em verduras não lavadas e em fezes de gatos. Geralmente, os sintomas da doença se parecem com uma gripe fraca, o que pode fazê-la nem perceber que teve algo mais sério. O problema é contrair a toxoplasmose pela primeira vez durante a gravidez, já que o parasita pode atravessar a placenta e atingir o bebê. A fase em que causa mais danos ao feto é o primeiro trimestre de gestação.

Felizmente, as chances de se pegar toxoplasmose na gestação são baixas. Se você já teve uma vez, não vai pegar de novo. Caso tenha gatos em casa, as chances de que até tenha tido a doença e já tenha desenvolvido imunidade a ela são maiores. Não se preocupe, porque o teste para a doença faz parte da bateria de exames que seu médico pedirá para realizar antes ou assim que você descobrir que está grávida.

Reduza os riscos de contrair salmonela ou toxoplasmose tomando as seguintes precauções de higiene com os alimentos (as observações abaixo se aplicam a todos os tipos de carne ou aves):

- guarde a carne na geladeira de forma que seus líquidos não escorram em cima de outros alimentos
- não use a mesma tábua para cortar ou bater carne e picar verduras ou fatiar alimentos cozidos sem limpá-la muito bem antes
- mantenha marinadas de carne dentro da geladeira, em um recipiente coberto
- lave bem as mãos e os utensílios depois de mexer com carne crua
- cozinhe a carne até que não esteja mais rosada por dentro e o suco que sai dela esteja transparente (faça um teste com um garfo na parte mais grossa)
- tenha cuidado especial com churrascos, já que a carne pode até parecer mais tostada por fora, mas ainda pode estar malpassada por dentro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)