Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida pode arrastar móveis?

BabyCenter - 11 de dezembro de 2015 - 09:00

Não há um limite estabelecido para uma grávida arrastar móveis ou carregar peso. A não ser em casos específicos de gravidez de risco, parece não haver nenhum perigo para o bebê. Mas especialistas concordam que é importante proteger a sua coluna durante a gravidez, evitando grandes esforços que possam provocar dores.

No primeiro trimestre, quando o peso do corpo ainda não se alterou muito e a coluna ainda não está sofrendo muito o impacto disso, mudar móveis de lugar não é uma atividade perigosa.

A partir do segundo trimestre, quando a barriga começa a crescer, a recomendação de alguns médicos é que se evite arrastar móveis, porque isso pode provocar uma lesão na coluna da mulher. Sem contar o risco de uma queda, já que o centro de gravidade do corpo fica alterado e a mulher fica mais desajeitada.

O esforço não fará mal para o bebê (a não ser que se trate de uma gravidez de risco), mas sim para você, pois você pode ter uma lesão na coluna ou uma bela dor nas costas.

Mas outros especialistas não veem problema na atividade, desde que você se lembre de manter uma boa postura durante o movimento: dobre os joelhos e mantenha as costas retas quando levantar peso ou arrastar um móvel mais pesado. Se os músculos de suas costas estiverem fracos e sua barriga estiver muito grande, uma cinta de gravidez pode ajudar.

"Vale o bom senso: se está difícil executar a tarefa ou ela estiver causando dor, pare", diz a ginecologista e obstetra Eleonora Stocchero Fonseca, do conselho médico do BabyCenter.

Na hora de mudar móveis pesados de lugar, o melhor mesmo é contar com a ajuda de alguém.

Cuidado também na hora de subir em escadas para arrumar cortinas ou pintar o quarto do bebê. Não tenha tanta confiança no seu senso de equilíbrio, porque ele não está nada estável, por causa das mudanças no seu corpo e do peso do bebê.

SIGA-NOS NO Google News