Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravadora vai relançar CDs de Helena Meireles

Inara Silva / Campo Grande News - 29 de setembro de 2005 - 13:30

A gravadora Eldorado, de São Paulo, vai relançar em 10 de outubro, três CDs da violeira Helena Meireles, que faleceu na madrugada desta quinta-feira em Campo Grande. São eles: "Helena Meireles", gravado em 1994; "Helena Meireles - Flor da Guavira", gravado em 1996; e "Helena Meireles - Raiz Pantaneira", de 1997. O quarto trabalho da discografia da Dama da Viola - "Helena Meireles - Ao Vivo - De Volta Ao Pantanal" – pertence à Sapucay.

A maioria das músicas da violeira é composição própria, mas há também algumas peças de domínio público e composições consagradas no Pantanal, como "Chalana" (Mário Zan - Arlindo Pinto) e "Merceditas" (Ramon Sixto Rios). Há ainda a participação especial de Sérgio Reis no CD "Raiz Pantaneira", na faixa "Guiomar" (Haroldo Lobo - Wilson Baptista).

Segundo o gerente Artístico e de Marketing da gravadora Eldorado, Murilo Pontes, o relançamento já estava previsto e os CDs estão em processo de fabricação, com contrato de distribuição firmado em agosto deste ano com a Trama. Para Pontes, a obra de Helena Meireles é grandiosa e sua morte representa uma grande perda para a musica instrumental brasileira. “Ela é muito bem conceituada em São Paulo”, afirmou ao lembrar que o último show da violeira na capital paulista foi em 28 de fevereiro, com o Teatro Alfa lotado.

Descoberta

Helena Meireles foi descoberta pela mídia há 12 anos a partir de matéria publicada pela revista norte-americana "Guitar Player", que a escolheu como uma das "100 mais" por sua atuação nas Violas de 6, 8, 10 e 12 cordas. O prêmio Spotlight Artist (Revelação), foi concedido em novembro de 1993, e a Dama da Viola figurava entre roqueiros e jazzistas renomados como Eric Clapton, Jeff Beck, George Benson e Steve Ray Vaughan.

A revelação foi impulsionada pelo sobrinho Mário José, filho de sua irmã Natália; que encaminhou uma fita de Helena à redação da revista "Guitar Player", nos Estados Unidos. A partir daí veio a fama e a violeira subiu ao palco pela primeira vez aos 68 anos de idade.

SIGA-NOS NO Google News