Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grãos: produtores de MS pedem aumento do valor prêmio

Fabiane Sato - 10 de julho de 2007 - 21:00

Os baixos patamares dos preços do milho preocupam os produtores rurais. A saída de renegociar o grão com o governo federal também não tem sido lucrativa para os agricultores. A razão tem sido a desvalorização do dólar e as ótimas previsões da safra norte-americana. Os prêmios oferecidos pelos instrumentos de apoio à comercialização pelo governo Federal ainda não garantem o valor mínimo que o produtor rural sul-mato-grossense espera.

“O valor do prêmio é insuficiente para ressarcir os produtores e pagar pelo menos R$ 14 pela saca do milho”, admite o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul e coordenador da Comissão Técnica de Agricultura, Seguro e Crédito Rural, Logística e Armazenagem, Eduardo Riedel.

Para o vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Carlos Dupas! , as perspectivas não são animadoras para os produtores de milho de Mato Grosso do Sul. “Todo ano, eles sofrem com essa expectativa em relação à produção de milho norte-americano. A saída é travar preço na bolsa ou usar mecanismos de suporte de preço”, explica.

O vice-presidente da Bolsa analisa que os preços da saca do milho no Estado vão depender das expectativas em torno da safra nos Estados Unidos. De acordo com informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 73% das lavouras estão em condições consideradas boas ou excelentes.

A Céleres divulgou no último dia 9 que há uma forte tendência de queda no preço do milho para as próximas semanas e coloca no seu informativo que o Centro-Oeste é atualmente a região mais problemática. Reduzir o custo capital com financiamentos de bancos privados é conselho dos analistas e das entidades representativas dos produtores rurais.

SIGA-NOS NO Google News