Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grãos em queda favorece mercado de aves e suínos

04 de janeiro de 2005 - 06:35

As boas expectativas de aumento da colheita da safra de verão não devem se repetir nos preços de grãos, conforme informou o consultor de agricultura da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) e engenheiro agrônomo, Laurindo Petelinkar. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram um crescimento de quase 66% da safra 2004/2005, podendo chegar a 5,4 milhões de toneladas.

O levantamento, divulgado antes do Natal, não levou em conta as perdas dos agricultores de Dourados com os temporais na região. Outra boa notícia é o aumento da área plantada. Na última safra de verão, os produtores plantaram em 1.807.958 hectares, desta vez são 2.013.000, recorde para a agricultura de Mato Grosso do Sul.

Apesar dos números positivos para a agricultura do Estado, os agricultores não devem colher nos preços esse crescimento da safra. Segundo o consultor da Funar, com uma oferta ainda maior os produtores devem perder nos preços. “A vantagem competitiva ficará para as carnes, principalmente aves e suínos”, comenta o engenheiro agrônomo. Os preços baixos da soja devem incentivar a queda também das rações para essas criações.

Expectativas 2005

Sobre os gargalos para o agronegócio de Mato Grosso do Sul, Petelinkar afirma que são os mesmos do País: problemas com o escoamento, armazenagem, transporte, capacitação e indisponibilidade para mudanças. Para o engenheiro agrônomo, o produtor deveria estar mais atento às mudanças do setor. “Um mercado interessante é a indústria de base florestais. O investimento é alto, mas há mercado no País”, afirma.


Fabiane Sato

Time Comunicação

SIGA-NOS NO Google News