Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/06/2005 08:30

Grande campeão da Expomara é de Costa Rica

Alexssandro Loyola
divulgaçãodivulgação

Terminou na tarde de ontem, 9, o julgamento dos melhores expoentes da raça nelore padrão na 38ª Expomara em Maracaju-MS. O grande campeão foi o macho Trevo da Ensa, animal com 1.054 quilos com 31 meses, com ganho de peso diário de 1,050 kg, filho de Bitelo da SS e de Rosa da Ensa, do pecuarista Manoel Rodrigues, da fazenda Estância Nossa Senhora da Aparecida, de Costa Rica. A grande campeã foi a fêmea Energia JWW, com 731 quilos, de 22 meses e com ganho de peso diário de 1,020 kg. É filha de Big Ben da Santa Nice em vaca Jaya Es Carol TE e pertence ao criador José Carlos Costa Marques Bumlai.

Na categoria reservado grande campeão, os vencedores foram, entre os machos, Valor OT, com 568 quilos e ganho de peso diário de 1,470 quilos, o touro está com 12 meses e é filho de Panagpur Al Paulicéia em vaca Lindeza OT. Ele foi o bezerro campeão no julgamento de Nelore Padrão da ExpoZebu 2005. Seu criador é o expositor Orestes Prata Tibery Junior.

A reservada campeã fêmea foi a novilha maior Bardot JD, com 666 quilos, e ganho de peso diário de 1,060 Kg, e está com 19 meses. É filha de Big Ben da Santa Nice em Pinah TE JD, e pertence ao expositor Sergio Casali Prandini.

O campeão bezerro foi Odhank FIV OT-5, de 10 meses e 515 kg. Tem ganho de peso diário de 1,530 e é filho de Edhank TE BM DA FC em vaca Oria OT, de propriedade de Orestes Prata Tibery Junior, da fazenda São João, de Três Lagoas. A campeão bezerra foi Charlene do FAE, com 11 meses e 407 kg, ganho de peso diário de 1,080 kg. Ela é filha de Rayo AP e Colona WA, de propriedade de Roberto José Fae , fazenda Estrela Alva, de Aporé-SP.

Estiveram em Maracaju para os julgamentos do nelore padrão, 38 expositores com 224 animais, sendo 150 fêmeas e 74 machos em pista. O evento atraiu produtores de várias regiões do Mato Grosso do Sul.

O evento também premiou o melhor expositor, que foi o criador Marcos de Rezende Andrade, da fazenda Santa Helena em Caarapo/MS. Sua novilha maior Lacta Fiv Kito, que na Expomara ficou como reservada campeã. Foi a grande campeã do julgamento do nelore padrão na 41ª Expoagro, em Dourados.

Entre os criadores, o grande campeão foi Sérgio Casali Prandini, da fazenda Prata da Lei, de Campo Grande/MS.

O criador Ângelo Marcio de Souza Prata, representante do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e filho do proprietário do reservado grande campeão, destacou o elevado nível dos animais apresentados, em qualidade e quantidade. “Sempre estamos presente na Expomara, mas neste ano realmente o nível apresentado pelos expositores foi muito superior, por isso mesmo ficamos muito gratificados de ter conseguido a premiação de bezerro e de fêmea menor. Nós achamos muito importante para o criador a exposição de Maracaju”.

Para ele, o Mato Grosso do Sul está mostrando que tem o maior rebanho zebuíno do Brasil em quantidade e em qualidade, e possui os melhores criadores do país da raça nelore, como Márcio Resende, Orestes Júnior, o Kito, o Antônio Carlos, Chico Ventania, o Arthemio Olegário, enfim, criadores que estão com o nelore ha muito tempo e agente está mostrando aí resultado, e o Bitello da SS mostrou isso aí para o Brasil todo. “Então estamos vendo que o trabalho feito no Estado é de muito critério e que as pessoas visam a precocidade e a funcionalidade”, destacou Ângelo.

Para o melhor Expositor da Expomara 2005, Marcos de Rezende Andrade, o nível técnico foi elevado e mostra que todos os criadores estão com bons animais e de excelente qualidade, mesmo diante do momento crítico que o setor atravessa. “O setor agropecuário não está passando uma fase boa, e notamos que o produtor, mesmo com uma política desfavorável, está presente e mostrando sua união”, lembrou Andrade.



Via Livre Comum. Rural

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)