Cassilândia, Terça-feira, 25 de Abril de 2017

Últimas Notícias

10/06/2005 08:30

Grande campeão da Expomara é de Costa Rica

Alexssandro Loyola
divulgaçãodivulgação

Terminou na tarde de ontem, 9, o julgamento dos melhores expoentes da raça nelore padrão na 38ª Expomara em Maracaju-MS. O grande campeão foi o macho Trevo da Ensa, animal com 1.054 quilos com 31 meses, com ganho de peso diário de 1,050 kg, filho de Bitelo da SS e de Rosa da Ensa, do pecuarista Manoel Rodrigues, da fazenda Estância Nossa Senhora da Aparecida, de Costa Rica. A grande campeã foi a fêmea Energia JWW, com 731 quilos, de 22 meses e com ganho de peso diário de 1,020 kg. É filha de Big Ben da Santa Nice em vaca Jaya Es Carol TE e pertence ao criador José Carlos Costa Marques Bumlai.

Na categoria reservado grande campeão, os vencedores foram, entre os machos, Valor OT, com 568 quilos e ganho de peso diário de 1,470 quilos, o touro está com 12 meses e é filho de Panagpur Al Paulicéia em vaca Lindeza OT. Ele foi o bezerro campeão no julgamento de Nelore Padrão da ExpoZebu 2005. Seu criador é o expositor Orestes Prata Tibery Junior.

A reservada campeã fêmea foi a novilha maior Bardot JD, com 666 quilos, e ganho de peso diário de 1,060 Kg, e está com 19 meses. É filha de Big Ben da Santa Nice em Pinah TE JD, e pertence ao expositor Sergio Casali Prandini.

O campeão bezerro foi Odhank FIV OT-5, de 10 meses e 515 kg. Tem ganho de peso diário de 1,530 e é filho de Edhank TE BM DA FC em vaca Oria OT, de propriedade de Orestes Prata Tibery Junior, da fazenda São João, de Três Lagoas. A campeão bezerra foi Charlene do FAE, com 11 meses e 407 kg, ganho de peso diário de 1,080 kg. Ela é filha de Rayo AP e Colona WA, de propriedade de Roberto José Fae , fazenda Estrela Alva, de Aporé-SP.

Estiveram em Maracaju para os julgamentos do nelore padrão, 38 expositores com 224 animais, sendo 150 fêmeas e 74 machos em pista. O evento atraiu produtores de várias regiões do Mato Grosso do Sul.

O evento também premiou o melhor expositor, que foi o criador Marcos de Rezende Andrade, da fazenda Santa Helena em Caarapo/MS. Sua novilha maior Lacta Fiv Kito, que na Expomara ficou como reservada campeã. Foi a grande campeã do julgamento do nelore padrão na 41ª Expoagro, em Dourados.

Entre os criadores, o grande campeão foi Sérgio Casali Prandini, da fazenda Prata da Lei, de Campo Grande/MS.

O criador Ângelo Marcio de Souza Prata, representante do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e filho do proprietário do reservado grande campeão, destacou o elevado nível dos animais apresentados, em qualidade e quantidade. “Sempre estamos presente na Expomara, mas neste ano realmente o nível apresentado pelos expositores foi muito superior, por isso mesmo ficamos muito gratificados de ter conseguido a premiação de bezerro e de fêmea menor. Nós achamos muito importante para o criador a exposição de Maracaju”.

Para ele, o Mato Grosso do Sul está mostrando que tem o maior rebanho zebuíno do Brasil em quantidade e em qualidade, e possui os melhores criadores do país da raça nelore, como Márcio Resende, Orestes Júnior, o Kito, o Antônio Carlos, Chico Ventania, o Arthemio Olegário, enfim, criadores que estão com o nelore ha muito tempo e agente está mostrando aí resultado, e o Bitello da SS mostrou isso aí para o Brasil todo. “Então estamos vendo que o trabalho feito no Estado é de muito critério e que as pessoas visam a precocidade e a funcionalidade”, destacou Ângelo.

Para o melhor Expositor da Expomara 2005, Marcos de Rezende Andrade, o nível técnico foi elevado e mostra que todos os criadores estão com bons animais e de excelente qualidade, mesmo diante do momento crítico que o setor atravessa. “O setor agropecuário não está passando uma fase boa, e notamos que o produtor, mesmo com uma política desfavorável, está presente e mostrando sua união”, lembrou Andrade.



Via Livre Comum. Rural

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 23 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)