Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/04/2004 11:04

Governo:Analfabetismo será erradicado entre 6 e 8 anos

Nasi Brum / ABr

O governo federal pretende erradicar o analfabetismo no país num prazo de seis a oito anos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Tarso Genro, durante a apresentação das diretrizes do programa Brasil Alfabetizado a prefeitos e secretários estaduais e municipais de Educação.

Criado pelo ex-ministro Cristóvam Buarque, o programa sofreu modificações e, a partir de agora, vai contar com maior participação dos municípios. Para isso, foi assinado convênio com diversas entidades representativas desses municípios.

O tempo de alfabetização subiu de seis para oito meses e o programa será articulado com a educação de jovens e adultos. Os municípios se comprometeram a dar mais atenção à formação de alfabetizadores, que receberão R$ 70,00 fixos. Antes, os alfabetizadores recebiam de acordo
com o número de pessoas alfabetizadas. Os municípios também terão prioridade no recebimento de recursos federais.

O programa Brasil Alfabetizado será coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. A nova secretaria surgiu da fusão das secretarias Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo e de Inclusão Social.

O Brasil Alfabetizado tem disponíveis, neste ano, R$ 180 milhões. No ano passado, segundo o secretário de Educação Continuada, Ricardo Henriques, 58% dos recursos foram destinados a organizações não governamentais e universidades. Em 2004, a intenção é aumentar o repasse para os estados e municípios, que devem receber entre 60% e 70% da verba. Universidades e organizações não governamentais que queiram formar turmas de alfabetização têm até 30 de abril para apresentar propostas de convênios ao MEC. Já os governos estaduais e as prefeituras devem encaminhar seus projetos até 15 de maio. A intenção é que as turmas de alfabetização comecem as aulas entre junho e agosto próximos.

Ricardo Henriques explicou que a intenção é acabar com o analfabetismo, dentro de um contexto de inclusão social. Também caberá à Secretaria a coordenação de educação indígena, educação no campo eeducação ambiental, dando mais destaque aos programas de cada área.

O ministro da Educação, Tarso Genro, afirmou que o governo federal pretende tornar realidade a utopia de dar fim ao analfabetismo. Para ele, essa é uma tarefa que o governo federal não poderá fazer sozinho. Ele confirmou que, ainda nesta semana, vai envar ao Congresso Nacional projeto de lei que institui o sistema de cotas nas universidades federais. O ministro não deu detalhes do
projeto, mas disse que o governo pretende resolver a questão, pois atualmente existem 22 projetos sobre o mesmo assunto tramitando no legislativo.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)