Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/02/2004 10:06

Governo vai vacinar novo tipo de gripe

Agência Brasil

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou sobre uma epidemia de gripe com o aparecimento do Fujiam, uma nova cepa do vírus influenza que atingiu fortemente os Estados a partir de dezembro do ano passado, levando milhares de pessoas aos hospitais e farmácias.

A gripe atingiu os Estados Unidos dois meses antes do previsto e já é considerada a mais forte dos últimos anos.

No Brasil, a previsão é de que o vírus Fujiam chegue antecipadamente. Mas o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que a época de maior transmissão no país são os meses de julho e agosto. Ele informou que a vacina já está sendo fabricada num processo de transferência de tecnologia do laboratório multinacional Aventis Pasteur, para o Instituto Butantã, de São Paulo.

Jarbas Barbosa disse que a campanha de vacinação gratuita contra a gripe no Brasil ocorrerá no período de 17 a 30 de abril para as pessoas com idade acima de 60 anos. Crianças, jovens e pessoas de meia idade não serão vacinadas pelo Ministério da Saúde.

“A gripe só é um problema de saúde pública quanto acomete as pessoas idosas, porque pode trazer complicações, levando à hospitalização e agravando doenças existentes anteriormente, como doenças cardíacas, diabetes e doença renal, podendo ocorrer ainda, após a gripe, uma pneumonia viral ou bacteriana”, explicou Jarbas Barbosa.

Para Barbosa, a vacinação tem que ser feita em abril porque a proteção máxima da vacina ocorre dois meses após a sua aplicação. Ele adiantou que a maior circulação de vírus da gripe no Brasil ocorre nos meses de julho e agosto.

Os investimentos do Ministério da Saúde para a vacinação do idoso contra a gripe são de R$ 105 milhões, incluindo a aquisição de vacinas, a campanha publicitária e os recursos repassados para os estados e municípios custearem as despesas operacionais. A meta da Secretaria é vacinar 75% das 15 milhões 212 mil pessoas com idade acima de 60 anos, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Vigilância em Saúde informou que desde 1999 o Brasil tem atingido e até ultrapassado a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de vacinar, no mínimo, 75% da população.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)