Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

06/02/2006 15:20

Governo vai distribuir preservativos no Carnaval

Irene Lôbo, da Agência Brasil

O Ministério da Saúde pretende distribuir este ano, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, 25 milhões de preservativos no período do Carnaval, que começa no dia 25. A quantidade representa mais que o dobro do ano passado, quando, no período, foram distribuídos 11 milhões de camisinhas, 1 milhão a mais que em 2004. As pessoas podem adquirir os preservativos em postos de saúde, por meio de organizações não-governamentais (ONGs) ligadas à questão e também nos locais de folia, como bailes e praças públicas.

De acordo com a assessoria ministério, o aumento na distribuição tem como objetivo promover o uso daquele que é considerado o principal método para a prevenção da aids e de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas Sexuais da População Brasileira, realizada em 2004 pelo programa e pela Fundação Oswaldo Cruz, 96% das pessoas entrevistadas concordaram que o preservativo é o método mais seguro para evitar a infecção pelo vírus HIV.

Em 2004, o ministério distribuiu 154 milhões de camisinhas em todo o país. No ano passado, apesar de o órgão ter atingido a marca histórica de 667 milhões de preservativos adquiridos, apenas um terço foi entregue à população (251 milhões de camisinhas). Segundo a assessoria, por se tratar de um grande volume, os fornecedores internacionais tiveram dificuldade em fazer as entregas e em atender as especificações brasileiras de controle de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o que dificultou o processo de distribuição.

A fim de evitar o atraso no repasse para os estados, a pasta assinou um termo de cooperação com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a aquisição de preservativos pré-certificados em centros internacionais. Para 2006, a meta do ministério é adquirir um bilhão de preservativos - essa quantidade, somada à entrega das camisinhas compradas e não distribuídas em 2005, deve resultar na entrega de 1,5 bilhão de camisinhas este ano.

A perspectiva do ministério é alcançar 3 bilhões de unidades distribuídas anualmente até 2008, somadas à quantidade entregue pelo ministério, pelo mercado privado e pelo volume adquirido diretamente pelos estados e municípios.

Outra ação que pode aumentar o número de preservativos consumidos é o lançamento da P-20, uma máquina que venderá camisinhas a R$ 0,25 a unidade em mercados, boates e ONGs. A assessoria do ministério informou que a máquina está em fase de testes na sede do Programa Nacional de DST/Aids.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)