Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/03/2015 07:01

Governo vai deslocar médicos especialistas para atender demanda do interior

Campo Grande News

A realidade da área médica no Estado é vergonhosa. Apenas 14 municípios tem meta ideal de médicos e 16 tem 2,5 leitos ou mais para cada 1.000 habitantes. Para melhorar estes índices, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai aumentar os leitos e deslocar médicos especialistas para o interior periodicamente.

“Vão ser ampliados leitos em Três Lagoas e Dourados. Temos de nos organizar. Com reestruturação da regionalização da saúde vamos ver as demandas dos municípios e levar a especialidade semanalmente e o governo vai pagar”, explicou Azambuja.

Para reduzir as filas de espera de cirurgias eletivas, o governo do Estado lançou ontem a Caravana da Saúde que vai atender 11 microrregiões com diversas especialidades. Serão 170 profissionais e 14 carretas que servirão de consultórios e salas de cirurgia.

Levantamento – Em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, apenas 14 tem número ideal de médicos. Se a análise restringir apenas a médicos do SUS (Sistema Único de Saúde), o índice cai de 17,7% para 12,7%, ou seja, dez cidades. O levantamento foi feito pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).

O levantamento também mostrou que apenas 16 municípios, 20,3%, apresentam número ideal de leitos, ou seja 2,5 leitos para cada 1.000 habitantes. Comparado ao leito SUS, o número cai para 7 cidades. Segundo o Ministério da Saúde, a referência é de 2,5 a 3 leitos para cada 1.000 habitantes.

Cruzando as informações de municípios com número de médicos e de leitos ideal, apenas três estão de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: Campo Grande, Dourados e Aquiduana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)