Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo vai deslocar médicos especialistas para atender demanda do interior

Campo Grande News - 18 de março de 2015 - 07:01

A realidade da área médica no Estado é vergonhosa. Apenas 14 municípios tem meta ideal de médicos e 16 tem 2,5 leitos ou mais para cada 1.000 habitantes. Para melhorar estes índices, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai aumentar os leitos e deslocar médicos especialistas para o interior periodicamente.

“Vão ser ampliados leitos em Três Lagoas e Dourados. Temos de nos organizar. Com reestruturação da regionalização da saúde vamos ver as demandas dos municípios e levar a especialidade semanalmente e o governo vai pagar”, explicou Azambuja.

Para reduzir as filas de espera de cirurgias eletivas, o governo do Estado lançou ontem a Caravana da Saúde que vai atender 11 microrregiões com diversas especialidades. Serão 170 profissionais e 14 carretas que servirão de consultórios e salas de cirurgia.

Levantamento – Em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, apenas 14 tem número ideal de médicos. Se a análise restringir apenas a médicos do SUS (Sistema Único de Saúde), o índice cai de 17,7% para 12,7%, ou seja, dez cidades. O levantamento foi feito pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).

O levantamento também mostrou que apenas 16 municípios, 20,3%, apresentam número ideal de leitos, ou seja 2,5 leitos para cada 1.000 habitantes. Comparado ao leito SUS, o número cai para 7 cidades. Segundo o Ministério da Saúde, a referência é de 2,5 a 3 leitos para cada 1.000 habitantes.

Cruzando as informações de municípios com número de médicos e de leitos ideal, apenas três estão de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: Campo Grande, Dourados e Aquiduana.

SIGA-NOS NO Google News