Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo vai atender solicitação dos ruralistas

24 de junho de 2005 - 14:29

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, deverá divulgar segunda-feira (27) os pontos das reivindicações dos produtores rurais que poderão ser atendidos pelo governo. Segundo o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (PFL-GO), essa é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu hoje com a bancada ruralista e representantes do setor, no Palácio do Planalto.

"Pelo menos agora nós tivemos uma sinalização e uma possibilidade para que o setor, que se encontra na maior crise da história deste país, a agropecuária brasileira, tenha uma resposta consistente às suas reivindicações", afirmou o deputado. De acordo com Caiado, o presidente se colocou à disposição do ministro Roberto Rodrigues para discutir o assunto.

Uma das principais reivindicações dos produtores rurais é a criação de um fundo de que eles possam dispor para pagar suas dívidas. Segundo Caiado, o setor propõe que esse fundo tenha R$ 5 bilhões e que a taxa de juros controlada seja de 8,75%. Os produtores também reivindicam a retirada das execuções pelo governo das dívidas vencidas.

Apesar da sinalização do governo, Ronaldo Caiado disse que está mantido o "tratoraço" contra a crise no setor agropecuário, que será realizado em Brasília na próxima semana. A manifestação "Tratoraço – Marcha a Brasília" deverá reunir cerca de 20 mil pessoas.

O movimento começa domingo (26), com a partida de tratores e caminhões de diversos estados brasileiros. Segunda-feira (27), as máquinas começam a chegar a Brasília. No dia seguinte (28), os veículos entram na cidade, onde à tarde ocorrem as primeiras manifestações, culminando com a marcha na quarta-feira (29).

SIGA-NOS NO Google News