Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo tirou 930 mil crianças do trabalho em nove anos

Rosamélia de Abreu / ABr - 25 de abril de 2005 - 13:13

O governo federal conseguiu tirar do trabalho 930 mil crianças em 2.790 cidades, desde 1996. Dados da última Pesquisa Nacional de Amostragem realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam mais de 2 milhões de crianças trabalham no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Munguba, a ação contra o trabalho infantil tem que ser permanente". Ela disse que é preciso estar constantemente alerta, porque o trabalho infantil depende de atividades econômicas que em determinado momento são mais atrativas em algumas regiões.

Segundo ela, o trabalho infantil depende da dinâmica da produção industrial e agrícola. Ela citou como exemplo o fato de que, às vezes, é vantajoso trabalhar numa indústria de calçados que fechou um grande contrato para exportação e então muitas famílias são atraídas para o trabalho. "Na agricultura, na época da colheita, ocorre maior procura de trabalhadores e as crianças acabam sendo envolvidas. Por isso, o combate ao trabalho infantil tem que ser permanente, explicou a coordenadora.

Margarida lembrou que, para erradicar o trabalho infantil, é preciso conscientizar as famílias. "O trabalho infantil não é combatido apenas com o pagamento de uma bolsa. É preciso mostrar às famílias novas alternativas de vida por meio da inserção em programas de geração de renda, do estímulo à participação em programas de alfabetização, melhorando a escolaridade dos pais e não só a dos filhos", acrescentou.

A coordenadora do Peti informou que em Assunção, na Paraíba, 100 crianças que estavam trabalhando em atividade de alto risco serão incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil a partir de maio." Depois de uma denúncia da prefeitura local, nós identificamos 100 crianças e adolescentes que, a partir de maio, começam a receber.

Elas estavam trabalhando em atividade de alto risco, na fabricação de cal que traz prejuízos à saúde das crianças. Imediatamente, implantamos um plano de ação. As crianças já foram afastadas do trabalho e a prefeitura receberá dinheiro para desenvolver ações complementares no período em que a criança não está na escola, como atividades culturais, desportivas e sociais", disse Margarida.

Os estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Paraíba são os que mais utilizam mão-de-obra infantil. A meta do governo federal é acabar com o trabalho infantil no país em 2006.

Denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil podem ser feitas pelo telefone 0800 707 2003 ou nas delegacias regionais do Trabalho.

SIGA-NOS NO Google News