Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2005 13:13

Governo tirou 930 mil crianças do trabalho em nove anos

Rosamélia de Abreu / ABr

O governo federal conseguiu tirar do trabalho 930 mil crianças em 2.790 cidades, desde 1996. Dados da última Pesquisa Nacional de Amostragem realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam mais de 2 milhões de crianças trabalham no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Munguba, a ação contra o trabalho infantil tem que ser permanente". Ela disse que é preciso estar constantemente alerta, porque o trabalho infantil depende de atividades econômicas que em determinado momento são mais atrativas em algumas regiões.

Segundo ela, o trabalho infantil depende da dinâmica da produção industrial e agrícola. Ela citou como exemplo o fato de que, às vezes, é vantajoso trabalhar numa indústria de calçados que fechou um grande contrato para exportação e então muitas famílias são atraídas para o trabalho. "Na agricultura, na época da colheita, ocorre maior procura de trabalhadores e as crianças acabam sendo envolvidas. Por isso, o combate ao trabalho infantil tem que ser permanente, explicou a coordenadora.

Margarida lembrou que, para erradicar o trabalho infantil, é preciso conscientizar as famílias. "O trabalho infantil não é combatido apenas com o pagamento de uma bolsa. É preciso mostrar às famílias novas alternativas de vida por meio da inserção em programas de geração de renda, do estímulo à participação em programas de alfabetização, melhorando a escolaridade dos pais e não só a dos filhos", acrescentou.

A coordenadora do Peti informou que em Assunção, na Paraíba, 100 crianças que estavam trabalhando em atividade de alto risco serão incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil a partir de maio." Depois de uma denúncia da prefeitura local, nós identificamos 100 crianças e adolescentes que, a partir de maio, começam a receber.

Elas estavam trabalhando em atividade de alto risco, na fabricação de cal que traz prejuízos à saúde das crianças. Imediatamente, implantamos um plano de ação. As crianças já foram afastadas do trabalho e a prefeitura receberá dinheiro para desenvolver ações complementares no período em que a criança não está na escola, como atividades culturais, desportivas e sociais", disse Margarida.

Os estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Paraíba são os que mais utilizam mão-de-obra infantil. A meta do governo federal é acabar com o trabalho infantil no país em 2006.

Denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil podem ser feitas pelo telefone 0800 707 2003 ou nas delegacias regionais do Trabalho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)