Cassilândia, Terça-feira, 25 de Abril de 2017

Últimas Notícias

11/09/2007 21:37

Governo suspende importação de brinquedos da Mattel

Erich Decat /ABr

Brasília - Com o objetivo de impedir que entrem no Brasil os brinquedos fabricados pela multinacional Mattel e que foram alvo de recall mundial, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou, por meio de nota divulgada hoje (11), que estão suspensas as licenças de importação de produtos da empresa expedidas desde o dia 17 de agosto.


A suspensão, segundo a nota, pode ser revogada "quando a fabricante atender a todas as normas técnicas, que são estabelecidas por órgãos do governo e fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”.

Para o presidente da Mattel do Brasil, o colombiano Alejandro Rivas, "essa é uma ação sem precedentes do governo e causará um prejuízo de milhões de reais em vendas”. Após audiência pública promovida na Câmara dos Deputados pela Comissão de Defesa do Consumidor, para discutir o recall dos brinquedos da empresa, Rivas acrescentou que a suspensão das licenças "pode ocasionar danos irreparáveis para o varejo e a falência de centenas de negócios que precisam dos produtos, na véspera do Dia das Crianças.”

Todos os brinquedos da Mattel – entre eles as bonecas Barbie e Polly, e os produtos das marcas Batman, Superman e Max Steel – são produzidos em países como a China, Indonésia, Malásia, Tailândia e o México.


A empresa, que é hoje a maior fabricante de brinquedos do mundo, colocou o número de telefone 0800-77-01207 à disposição dos consumidores e até ontem (10) havia recebido 1.016 pedidos de análise. Segundo a assessoria da Mattel, ainda não há previsão para a conclusão dessa avaliação, que pode resultar em reembolso do produto, se não for constatada falsificação. O atendimento também pode ser feito pelo endereço eletrônico recall.brasil@mattel.com.

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, lembrou na audiência pública que a Mattel havia sido notificada em fevereiro sobre o risco da comercialização de alguns brinquedos com ímãs. E que na ocasião a empresa informou que os produtos eram seguros.

Segundo o diretor, houve uma “inconsistência do que foi declarado, quando, em agosto, nos deparamos com o recall dos mesmos brinquedos que eles haviam assegurado”. O processo administrativo foi instaurado e a defesa da Mattel está sob análise do Departamento, informou. Também foi encaminhada cópia para o Ministério Público, que analisa a possibilidade de abertura de processo penal e, caso a empresa seja condenada, poderá pagar multa que varia de R$ 200 a R$ 3 milhões, acrescentou.

Após a audiência, Morishita disse que o Departamento também investiga o que chamou de "recall branco" de uma empresa automobilística. Esse tipo de recall ocorre quando não é divulgado, oficialmente, o problema na fabricação de um determinado produto, mas a empresa entra em contato com o consumidor para a troca.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 23 de Abril de 2017
09:00
Maternidade
Sábado, 22 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)