Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/05/2009 17:30

Governo regulamenta orgânicos

Danilo Macedo, Agência Brasil

Brasília - O governo encerrou hoje (28) a primeira etapa da regulamentação do setor de orgânicos com a assinatura de três instruções normativas que estabelecem normas técnicas para os produtos processados, a certificação para o extrativismo sustentável orgânico e os mecanismos de controle para esses alimentos.

“O produtor agora tem um marco regulatório e sabe como ele tem que produzir para que o seu produto passe a ser considerado um produto orgânico e poder ir ao mercado com o selo para que quem compre saiba que aquele produto é correto”, explicou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, após o Café da Manhã Orgânico, no Centro Cultural Banco do Brasil.

As exigências para que os alimentos recebessem o selo de orgânico podiam variar de acordo com a certificadora, mas agora serão unificadas.

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura (Mapa), Rogério Dias, disse que a regulamentação não é apenas em relação aos produtos usados no cultivo dos alimentos orgânicos, mas também ao modelo de produção.

“Agora há regras gerais pré-estabelecidas, e aí não é só o que se usa, mas também a preocupação com o meio ambiente e quais são as questões sociais garantidas ali na relação das pessoas que trabalham no processo”, ressaltou.

De acordo com o ministério, as normas devem estar na edição de sexta-feira (29) do Diário Oficial da União. Toda a cadeia produtiva de alimentos orgânicos terá até dezembro deste ano para se adequar às regras estabelecidas.



Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)