Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/12/2004 13:55

Governo quer estender ensino do xadrez às escolas

Rosamélia de Abreu / Rádio Nacional

O ensino do jogo de xadrez nas escolas do ensino fundamental de Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba está ajudando a melhorar a aprendizagem, a memorização, o raciocínio e a criatividade dos alunos. Os ministérios da Educação e do Esporte vão fazer parcerias com os estados e municípios para estender a atividade às escolas públicas de todo o país.

As crianças de Niterói, no Rio de Janeiro, já utilizam o xadrez para melhorar o aprendizado desde o início do ano. O coordenador do projeto na cidade, José Costa, diz que o jogo ajuda os alunos. "O ensino de xadrez na escola para melhorar o aprendizado é um movimento mundial. A criança exercita o raciocínio abstrato e espacial, melhora a concentração. Ao exercitar essas habilidades, a criança mais cedo ou mais tarde melhora o seu desempenho na escola", afirma Costa.

Em Niterói, o xadrez é ensinado em 20 escolas regularmente. José Costa lembra que as crianças que estudam no período da manhã ficam uma hora a mais na escola para desenvolver a prática. Já as que estudam no turno vespertino chegam uma hora mais cedo para participar da aula de xadrez. Os instrutores do jogo também trabalham em outros horários de acordo com o interesse da diretoria da escola, informa o coordendor.

Ana Beatriz Bezerra, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Otimização da Aprendizagem de Niterói, trabalha com alunos que têm defasagem entre a idade e o ano de escolaridade. Ela destaca outros benefícios do xadrez na escola. "As crianças aprendem a respeitar regras, limites do jogo e limites sociais, além do convívio. Elas aprendem a assumir seus atos e a ver que na vida tudo tem uma conseqüência; a estratégia de pensamento muito mais avançada e eficaz, a capacidade instintitiva, a memória e principalmente a atenção. A gente ensina as crianças que o xadrez é como a vida e a vida é como o xadrez", explica.

A aluna Jéssica Marques, de 12 anos, conta que gosta de jogar xadrez. "É muito bom jogar. Melhora o raciocínio e os alunos se envolvem bastante quando são organizados campeonatos de xadrez. Nós ficamos envolvidos com o xadrez e fazemos menos bagunça na sala de aula" afirma Jéssica.

O xadrez é um jogo antigo, que pode ter sido criado entre 961 A.C a 922 A.C, mas que só chegou ao Brasil em 1808 quando Dom João VI trouxe um livro sobre o assunto para a Biblioteca Nacional do Rio.

Os estados e municípios interessados em lançar o ensino do jogo de xadrez no início do ano letivo de 2005 podem obter informações no Ministério da Educação ligando para os números (61) 21 04 8650; (61) 21 04 92 10, (61) 21 04 8507, e (61) 21 04 85 17

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)