Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo quer cautela na divulgação sobre doença de aves

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 31 de maio de 2005 - 12:38

Temendo barreiras mercadológicas, a SFA (Superintendência Federal de Agricultura) remeteu hoje à imprensa nota conjunta com a Seprotur (Secretaria Estadual de Produção e Turismo) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) em que pede cautela nas divulgações sobre a doença que acometeu aviário de Jaraguari, provocando interdição de mais de 100 propriedades e sacrifício de 17 mil aves. Hoje o franco é o terceiro produto na pauta de exportações do Estado, atrás apenas da carne bovina e da soja. O receio é que as notícias repercutam mal lá fora e gere vetos.
A princípio a doença que acometeu as aves seria respiratória e os sintomas, conforme a Iagro, podem levar a uma série de diagnósticos. O exame laboratorial é feito em Campinas (SP) e deve estar pronto amanhã. Segundo a SFA queda de produtividade e alto índice de mortandade foram constatados no aviário e foram adotadas medidas cabíveis (abates, interdição e montagem de barreiras).
Segundo informa a nota, Mato Grosso do Sul conta hoje com cinco empresas voltadas à produção de frangos de corte, das quais quatro com vocação voltada ao mercado exportador. Atualmente o sistema de produção de frangos de corte aloja aproximadamente 21 milhões de aves (matrizes, corte e postura), tendo sido abatidos em 2004 cerca de 117 milhões e trezentos mil frangos.

SIGA-NOS NO Google News