Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo proíbe venda de leite longa vida de 4 empresas

03 de novembro de 2007 - 07:47

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira que a comercialização e distribuição aos pontos de venda do leite UHT (longa vida) de quatro empresas está suspensa. A restrição não vale para os locais que já possuem os produtos, como supermercados, pois essa é uma atribuição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As empresas também poderão continuar a produzir o leite cru, base para produção do longa, geralmente envasado em saquinho-- não está proibida.

A medida engloba cinco fábricas: Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande), Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro), Avipal (Aviário Porto-Alegrense) e as unidades da Parmalat de Santa Helena de Goiás (GO) e Carazinho (RS). O suposto esquema de adulteração no leite foi revelado há dez dias, quando a Polícia Federal realizou a operação Ouro Branco.

Na operação, 27 pessoas foram presas suspeitas de misturar substâncias como água oxigenada e soda cáustica ao leite para disfarçar as más condições do produto. Todos já foram libertados. Laudo do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas anexado ao inquérito do leite da PF que apura o caso, apontou que algumas amostras recolhidas nos supermercados de Uberaba em agosto deste ano estavam impróprias para o consumo. Elas tinham o dobro do teor de alcalinidade permitido, segundo a PF. O laudo serviu de base para a operação Ouro Branco.



Folha Online

SIGA-NOS NO Google News