Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo proíbe pesca nos rios estaduais a partir de 2ª

APn - 01 de novembro de 2003 - 14:56

O período de defeso da Piracema nos rios estaduais começa segunda-feira 3. A proibição da pesca vai até 31 de janeiro de 2004. A partir dessa data, a atividade pesqueira só fica proibida nas cabeceiras, que são reservas de recursos pesqueiros, até o dia 28 de fevereiro.

O governo de Mato Grosso do Sul definiu a data com dois meses de antecedência, embasado em estudos feitos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pela equipe de recursos pesqueiros do Instituto de Meio Ambiente – Pantanal (Imap) e com aprovação do Conselho Estadual da Pesca (Conpesca).

Segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcio Portocarrero, é grande a expectativa de que o Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Estado de Mato Grosso utilizem a mesma data de defeso nos rios federais e nos rios do estado vizinho.

“Mato Grosso do Sul está na dianteira do setor pesqueiro. Comparado a outros estados, temos uma superintendência de pesca, um Conselho Estadual e estudos de 12 anos através do Sistema de Controle de Pesca (SCPesca), que realiza o monitoramento dos rios do Estado. Tudo isso nos dá segurança de tomarmos decisões compatíveis com as condições ambientais e dos estoques pesqueiros dos nossos rios”, explica Portocarrero.

Gislaine Balbinot - Sema

SIGA-NOS NO Google News