Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo orienta turistas sobre preparação para viagens

Portal Brasil - 15 de outubro de 2016 - 14:00

O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira (14), várias orientações para ajudar os turistas a programarem suas viagens de fim de ano. Uma das dicas é começar as buscas sobre preços e destinos desde já para economizar tempo e dinheiro no futuro.

Quem pretende ir ao Nordeste também deve começar a se planejar em outubro. A pasta reforçou que a região é a mais procurada durante o verão, período que coincide com as férias escolares, época em que os aeroportos ficam mais cheios.

Para aproveitar o passeio na alta temporada, o MTur orienta que a melhor alternativa é optar pela contratação de um pacote completo com a agência de viagem. Isso significa já reservar o transporte aéreo e terrestre, hotel e, em algumas situações, passeios, festa de réveillon e até meia pensão ou pensão completa. Quem faz a compra antecipada também ganha no prazo de pagamento.

“O que temos notado é que a viagem já é vista pelo brasileiro como um item de merecimento, de compensação para quem teve um ano intenso de trabalho e agitação. Programando as viagens com antecedência, o cliente consegue, além de bons preços, as melhores opções de hospedagem”, explicou o presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco.

O planejamento da viagem por conta própria requer maior cuidado. A dica é pesquisar bastante sobre o destino antes de fazer a escolha, para evitar deixar de comprar passagens de última hora, sobretudo para o Natal e Ano-Novo, quando a demanda por passagens é mais alta.

Depois de escolhido o destino, o próximo passo é fazer as reservas no hotel e das passagens aéreas. Esses são os os itens que mais encarecem a viagem.

Os viajantes também devem se preparar para os imprevistos. Para evitar os perrengues, o ideal é reservar dinheiro no banco e cartão de crédito para despesas extras e possíveis imprevistos. Se o orçamento está curto, o ideal é fazer um roteiro que se encaixe nas finanças, priorizando os destinos de baixo custo. Conhecer o mapa do local, antecipadamente, facilita a localização dos principais pontos turísticos e se vai ser necessário reservar um carro, usar táxi ou outro tipo de transporte, inclusive entre o aeroporto e o hotel.

Direitos do passageiro

O Viaje Legal do Ministério do Turismo traz uma série de dicas para que o viajante garantir que seu passeio seja especial e evitar os imprevistos que podem dar dor de cabeça. Lá é possível encontrar dicas sobre os cuidados que dever ser tomados para a manutenção da saúde e para contratar os prestadores de serviços turísticos, como agências de viagem, guias de turismo, empresas de transporte e meios de hospedagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem no seu site uma seção com dicas para os passageiros. Lá tem uma versão em PDF da resolução 141, que detalha todos os direitos dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos.

SIGA-NOS NO Google News