Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo não bancará Bolsa; Universidades assumem

Aline dos Santos/Campo Grande News - 16 de fevereiro de 2007 - 10:02

Em decorrência da falta de recursos do governo para manter o Bolsa Universitária, os acadêmicos que participam do programa vão trabalhar nas instituições de ensino superior durante o ano letivo de 2007. Pelo decreto 11.226, de maio de 2003, os acadêmicos que recebessem bolsa de 70% cumpririam carga horária de 20h semanais em órgãos da administração estadual. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Assuntos Estudantis da Uniderp, Juraci Galvão, o governo fez acordo com a reitoria e a partir de quinta-feira os 99 alunos do campus de Campo Grande já deverão estar matriculados e cumprindo o expediente na universidade.

Segundo a coordenadora, todos os acadêmicos terão bolsas de 70%. Os que tinham benefício de 50% trabalhavam aos fins de semana, quando as instituições não têm atividades. Pelo decreto, além da bolsa de complementação, os estudantes em estágio tinham direito a vale-transporte conforme as regras para os servidores públicos. “Vamos tentar conseguir [o vale-transporte] na Agetran”, explica a coordenadora.

Na UCDB, onde 97 estudantes estão incluídos no Bolsa Universitária, a orientação é para que os alunos sejam alocados em setores que tenham correspondência com o curso que freqüentam. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os estudantes deverão ser distribuídos entre os 40 projetos sociais que a instituição desenvolve. Em janeiro, a Setass (Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária) divulgou uma nova relação dos contemplados. Foram habilitados 372 estudantes, menos da metade dos 1.040 que recebiam o benefício.

Para conceder o Bolsa Universitária, a secretaria considerou critérios acadêmicos, como freqüência regular de no mínimo 90% das aulas em cada semestre letivo, ter cursado, no mínimo, os três primeiros semestres letivos do curso e não ter registro, durante o semestre cursado, de repetências ou mais de três dependências.

SIGA-NOS NO Google News