Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo/MS instala dia 10 Câmara Setorial do Biodiesel

Cristiane Sandim - 08 de agosto de 2005 - 11:02

O Governo do Estado, por deliberação do Conselho Estadual de Política Agrícola e Agrária, estará instalando oficialmente quarta-feira, dia 10, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros – em Campo Grande, a Câmara Setorial Consultiva do Programa de Apoio a Produção de Biodiesel.

Quem assume a coordenação é o prof. da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Flávio Aristone. Na oportunidade também será dada posse aos 21 membros que passarão a compor a Câmara. Somando-se aos sistemas já instalados, Mato Grosso do Sul passa a contar com 13 Câmaras, todas gerenciadas pela Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), e compostas por membros e entidades do setor público e privado.

De acordo com o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, a câmara terá a finalidade de consolidar as propostas de projetos estratégicos para o álcool combustíveis e o biodiesel, envolvendo desde a geração de inovações tecnológicas até proposituras de mecanismos de financiamento para alavancarem a produção estadual. "A produção de combustíveis com base em tecnologia limpa, como é o caso do álcool e do biodiesel, são fundamentais na redução de emissões e do seqüestro de carbono. Esse é um desafio mundial, previsto no Protocolo de Kyoto, e estamos dando um passo importante nessa direção", frisa Dagoberto Nogueira.

Para mostrar ao Estado a viabilidade do setor, a Seprotur vai trazer para o evento o coordenador da Câmara Setorial do Biodiesel de São Paulo, professor e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas, do departamento de Química da USP de Ribeirão Preto, Dr. Miguel Joaquim Dabdoub Paz, que ministrará a palestra: “Biodiesel, perspectiva e inovação tecnológica”.

“A pesar de recente no Brasil – a Câmara Setorial de São Paulo, por exemplo, foi instalada em junho do ano passado – o Governo Federal e nos, principalmente, acreditamos que a partir dessa iniciativa estaremos definindo parâmetros e medidas para o estabelecimento de segmentos produtivos de biocombustíveis competitivos no agronegócio brasileiro”, destaca o superintendente de Indústria e Comércio da Seprotur, Ademar Silva Júnior. Ainda segundo ele o biodiesel é produzido a partir do álcool e de óleos vegetais extraído da soja, girassol, milho, algodão, canola ou qualquer outra oleaginosa. Mais informações sobre o evento pelo telefone 318-5005.

SIGA-NOS NO Google News