Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo manifesta preocupação com a crise na Bolívia

Carolina Pimentel/ABr - 14 de outubro de 2003 - 08:35

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou ontem nota manifestando a "grave preocupação" do governo brasileiro com a crise política e a onda de violência na Bolívia.

Na nota, o governo lamenta o número de pessoas que morreram por causa dos conflitos entre a polícia e manifestantes ocorridos nas últimas semanas. "O Governo brasileiro exorta enfaticamente a que se estabeleçam canais de diálogo entre o Governo Constitucional do Presidente Sánchez de Lozada e as forças de oposição, a fim de encontrar soluções pacíficas para a crise, baseadas no estrito respeito às leis vigentes e aos direitos humanos e de livre circulação de pessoas e bens", diz a nota.

O governo reiterou que vai continuar colaborando no processo de desenvolvimento da Bolívia. E espera ainda que as soluções para a crise sejam "perfeitamente consentâneas com os compromissos assumidos no âmbito do Mercosul, do qual a Bolívia é Estado associado".

Neste último fim de semana, 28 pessoas morreram em conflitos entre a polícia e manifestantes da oposição. Organizações de defesa dos direitos humanos já registraram mais de 40 mortes, desde o início dos conflitos há três semanas. Centenas de pessoas estão feridas. Os protestos estão concentrados em uma cidade vizinha a capital La Paz. Os manifestantes não querem um plano de exportação de gás natural para os Estados Unidos e o México pelo do Chile.

SIGA-NOS NO Google News