Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo lança projeto de educação para policiais

Irene Lôbo / Campo Grande News - 18 de novembro de 2005 - 14:19

Profissionais de segurança pública, entre policiais federais, civis, militares, bombeiros e guardas municipais, poderão, a partir da próxima semana, terminar os estudos e se qualificar ao mesmo tempo. Esse é o objetivo do projeto de educação a distância de policiais Segurança e Educação ao Alcance de Todos (Seat), lançado hoje (18) pelo Ministério da Justiça. O objetivo é formar e capacitar 550 mil profissionais nos primeiros três anos do projeto.

Para atingir essa meta, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal (DPF), instalou em todos os estados 60 telecentros, salas que terão toda a infra-estrutura necessária para a realização de teleconferências, videoconferências, treinamento em computadores e exibição de vídeos e filmes.

"Os policiais são as encarnações da segurança pública no Brasil. Nós temos mais de meio milhão de policiais espalhados pelo Brasil, todos eles vão poder se beneficiar dessa constante melhora e aperfeiçoamento nas suas ferramentas de trabalho e nas suas possibilidades de fazer um trabalho inteligente, que respeite os direitos humanos, respeite o estado de direito e, ao mesmo tempo, seja eficiente na perseguição penal", destacou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no lançamento do programa.

O diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, explicou que serão utilizadas novas tecnologias aplicadas à educação no treinamento dos policiais. "Nós queremos trabalhar pela via web e trabalhar pela via televisiva, produzindo dois tipos de programação, uma programação mais específica para sala de aula e também uma programação mais lúdica, mais palatável para o conjunto da população, porque a intenção é não ficar exclusivamente no público policial, mas expandir essa programação também para a rede de televisões públicas brasileiras", informou.

O governo investiu aproximadamente R$ 12 milhões na aquisição e implantação dos equipamentos que serão utilizados para o treinamento dos policiais, para as instituições parceiras e para a comunidade. As inscrições para os cursos já estão disponíveis na internet, na página eletrônica www.mj.gov.br/seat. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e indicar o curso que pretendem fazer. Os pedidos serão analisados e, se aprovados, encaminhados para matrícula.

SIGA-NOS NO Google News