Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo lança programa de combate ao desmatamento

Agência Câmara - 03 de dezembro de 2003 - 14:03

O controle do desmatamento na região amazônica não será mais uma ação só do Ministério do Meio Ambiente. Segundo a ministra Marina Silva, antes do final do ano o Governo lançará um programa com a participação de 11 ministérios e todos os estados da região, garantindo ações permanentes e não apenas emergenciais. Com ações preventivas, o ministério conseguiu evitar o desmatamento de 700 mil hectares neste ano, o que representa 30% a menos do que foi devastado no ano passado.
Em audiência pública na Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional, nesta quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente anunciou também o Programa Amazônia Sustentável (PAS), que está em fase final de elaboração no Governo Federal e nos governos estaduais. A próxima fase será de debate com a sociedade.

POLÍTICA INTEGRADA
Ao final de sua exposição sobre programas do Governo Lula para a região amazônica, Marina Silva respondeu a críticas de que no ministério existem muitos ambientalistas. "Tem que existir mesmo. Lá temos biólogos, historiadores, antropólogos, geógrafos e engenheiros florestais para defender o patrimônio natural deste País, que é fantástico. Somos acusados de fazer aquilo que nós somos pagos pela sociedade brasileira para fazer", disse a ministra.
Marina Silva esclareceu aos deputados que a política ambiental do atual Governo é integrada também com os governos estaduais e municipais e a sociedade. Segundo a ministra, sem essa política integrada, o Governo faria "jardinagem ambiental". Dentro desse conceito, avaliou, é que será combatida a ilegalidade que vem destruindo a Amazônia, e atendido o desafio de promover o desenvolvimento com preservação ambiental e inclusão social.



Reportagem - Márcia Brandão
Edição - Paulo Cesar Santos


SIGA-NOS NO Google News