Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/04/2004 09:30

Governo lança método para reduzir mortalidade infantil

Agência Brasil

Um método simples, ilustrativo, e com linguagem de fácil compreensão vai ser implementado pelo governo federal para ajudar a reduzir a mortalidade infantil em todo o país. Em parceira com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança amanhã o kit Família Brasileira Fortalecida – um conjunto de cinco álbuns com figuras ilustradas e mensagens simples e objetivas que explicam os cuidados que devem ser tomados por pais e mães de famílias carentes em cada uma das fases de desenvolvimento das crianças.

O método foi testado pela Unicef ao longo de 2003 em quinze municípios brasileiros, entre eles São Paulo (SP), Olinda (PE), Campo Grande (MS) e Poço Redondo (SE). Diante do resultado positivo do trabalho, desenvolvido em localidades com diferentes realidades físicas, econômicas e sociais, a Unicef e o governo federal decidiram ampliar o kit família para todo o país.

A Unicef e as 28 entidades parceiras no projeto também ouviram sugestões e críticas da população sobre os álbuns, e conseguiu elaborar um trabalho que espelha as necessidades das comunidades carentes do país.

O governo pretende distribuir o material do kit família por meio dos agentes comunitários de saúde, professores, creches e pré-escolas das diferentes regiões brasileiras. Cada um dos cinco álbuns do kit retrata uma das fases de desenvolvimento das crianças: pré-natal, parto e pós-parto; o primeiro mês de vida; a criança do 2o. ao 12o. mês; a criança de 1 a 3 anos; e a criança de 4 a 6 anos.

O kit família promete ser mais um instrumento para ajudar a combater a mortalidade infantil e garantir os direitos essenciais das crianças brasileiras. Mesmo com os avanços dos últimos anos, o Brasil registra hoje a taxa de mortalidade em crianças até 5 anos de 41,8 por cada mil nascidas. A falta de saneamento básico e água potável também influencia nesse índice, uma vez que 34% das residências brasileiras em áreas rurais não possuem a infra-estrutura necessária para garantir qualidade de vida às crianças.

Na avaliação do oficial de projetos da Unicef, Halim Girad, o kit família vai ajudar a reduzir a mortalidade materna e infantil, assim como incentivar a higiene pessoal e diminuir os índices de evasão escolar. “Pode-se dizer que o kit é o espelho das necessidades da comunidade”, ressalta Girad.

O lançamento do kit família está marcado para amanhã, às 15h, no Palácio do Planalto. O presidente Lula vai aproveitar o lançamento do programa para assinar protocolo de cooperação do governo federal com a Unicef, que estará representada pela diretora-executiva do organismo, Carol Bellamy.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)