Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2004 09:30

Governo lança método para reduzir mortalidade infantil

Agência Brasil

Um método simples, ilustrativo, e com linguagem de fácil compreensão vai ser implementado pelo governo federal para ajudar a reduzir a mortalidade infantil em todo o país. Em parceira com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança amanhã o kit Família Brasileira Fortalecida – um conjunto de cinco álbuns com figuras ilustradas e mensagens simples e objetivas que explicam os cuidados que devem ser tomados por pais e mães de famílias carentes em cada uma das fases de desenvolvimento das crianças.

O método foi testado pela Unicef ao longo de 2003 em quinze municípios brasileiros, entre eles São Paulo (SP), Olinda (PE), Campo Grande (MS) e Poço Redondo (SE). Diante do resultado positivo do trabalho, desenvolvido em localidades com diferentes realidades físicas, econômicas e sociais, a Unicef e o governo federal decidiram ampliar o kit família para todo o país.

A Unicef e as 28 entidades parceiras no projeto também ouviram sugestões e críticas da população sobre os álbuns, e conseguiu elaborar um trabalho que espelha as necessidades das comunidades carentes do país.

O governo pretende distribuir o material do kit família por meio dos agentes comunitários de saúde, professores, creches e pré-escolas das diferentes regiões brasileiras. Cada um dos cinco álbuns do kit retrata uma das fases de desenvolvimento das crianças: pré-natal, parto e pós-parto; o primeiro mês de vida; a criança do 2o. ao 12o. mês; a criança de 1 a 3 anos; e a criança de 4 a 6 anos.

O kit família promete ser mais um instrumento para ajudar a combater a mortalidade infantil e garantir os direitos essenciais das crianças brasileiras. Mesmo com os avanços dos últimos anos, o Brasil registra hoje a taxa de mortalidade em crianças até 5 anos de 41,8 por cada mil nascidas. A falta de saneamento básico e água potável também influencia nesse índice, uma vez que 34% das residências brasileiras em áreas rurais não possuem a infra-estrutura necessária para garantir qualidade de vida às crianças.

Na avaliação do oficial de projetos da Unicef, Halim Girad, o kit família vai ajudar a reduzir a mortalidade materna e infantil, assim como incentivar a higiene pessoal e diminuir os índices de evasão escolar. “Pode-se dizer que o kit é o espelho das necessidades da comunidade”, ressalta Girad.

O lançamento do kit família está marcado para amanhã, às 15h, no Palácio do Planalto. O presidente Lula vai aproveitar o lançamento do programa para assinar protocolo de cooperação do governo federal com a Unicef, que estará representada pela diretora-executiva do organismo, Carol Bellamy.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)