Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo lança edital para incentivar municípios de MS; prazo termina em agosto

Semagro.ms.gov.br - 22 de julho de 2017 - 12:46

O governo do Estado está democratizando o acesso aos recursos do Fundo para o Desenvolvimento do Turismo de MS. Para isso, foi publicado em 17 de julho o Edital de Chamamento Público da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), que tem por objetivo apoiar projetos de fomento a eventos geradores de fluxo turístico nos municípios do Estado. As ações apoiadas no edital deverão estar dentro de um dos seguintes eixos temáticos: Ecoturismo, Evento Gastronômico, Turismo de Aventura, Turismo de Negócios e Eventos, além de Carnaval.

“O turismo é uma atividade econômica com grande potencial para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, por isso trouxemos a Fundtur para o âmbito da Semagro. A Fundação tem realizado um trabalho muito importante participando de feiras e divulgando os atrativos sul-mato-grossenses. Outro eixo de atuação é a atração de grandes eventos nacionais para o Estado ou mesmo a promoção de atividades com potencial de atrair pessoas de outros estados. É nesse sentido que o Edital irá contribuir, descentralizando e democratizando o acesso aos recursos do Fundo a todos os municípios. A equipe das Fundtur tem realizado um trabalho fundamental de qualificação no interior, por isso, esperamos boas propostas”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, essa ação faz parte de uma das linhas estratégicas da Fundação de Turismo. “Esse edital para apoio a eventos geradores de fluxo turístico é importante porque dá transparência ao processo, pois todos os municípios terão condições de concorrer de forma igualitária, com base em critérios técnicos. A Fundação de Turismo levará em conta a categorização trabalhada pelo Ministério do Turismo, ou seja, os municípios melhor posicionados receberão um pouco mais de recursos, no valor de até R$ 50 mil, pois entendemos que eles estão mais preparados para realizar os eventos. Os demais municípios poderão receber até R$ 40 mil, que consideramos um bom recurso também”, pondera.

Além dos critérios já citados, a seleção dos projetos também levará em consideração o apoio das instâncias de governança municipais ou regionais, a cobertura da divulgação e promoção que será feita do evento, medidas para prevenir e combater todo e qualquer desrespeito ao ser humano, como o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, combate ao turismo sexual, entre outros.

Outro critério importante para a Fundação de Turismo é a legalidade dos empreendimentos turísticos. “Vamos priorizar os destinos que possuem empreendimentos cadastrados no Cadastur, pois entendemos que a oferta é legalizada, e também aqueles que trabalham na baixa temporada para motivar a redução da sazonalidade. Dando transparência ao processo seremos mais justos e apoiaremos de fato aqueles eventos que levam turistas e movimentam a economia dos municípios. Todos os municípios têm direito a concorrer e, os que forem aprovados, terão tempo para o planejamento já que apoiaremos eventos até o carnaval do ano que vem”, afirma Wendling.

Informações sobre documentação, forma de apresentação do projeto básico, plano de trabalho, processo de seleção, cronograma e outras informações estão no “Edital de Chamamento Público 02/2017” que pode ser acessado no www.turismo.ms.gov.br/institucional/convenios. Os municípios que pretendem concorrer ao Chamamento Público têm até o dia 16 de agosto para entregar os projetos.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

SIGA-NOS NO Google News