Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo federal lança amanhã programa de inclusão jovem

Luciano Shakihama / Campo Grande News - 01 de fevereiro de 2005 - 13:57

Será criado oficialmente amanhã, pelo governo federal, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens–Pró-Jovem. A solenidade será às 14h30 (de MS), no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contará com a presença do presidente Lula, que assinará Medida Provisória criando, além do programa, a Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Conselho Nacional da Juventude.
O Programa integra a Política Nacional de Juventude que o governo federal vai desenvolver a partir de 2005 e terá R$ 300 milhões para atender 200 mil jovens neste ano, em várias regiões do país.
Segundo informações da Agência Brasil, o Pró-Jovem oferecerá oportunidade de aceleração de aprendizagem, inclusão digital e qualificação profissional básica a jovens moradores de capitais que estejam fora do mercado formal de trabalho e que não concluíram o ensino fundamental.
O Conselho e a Secretaria Nacional da Juventude vão orientar, coordenar e integrar a execução de políticas públicas para parcela da população na faixa etária de 18 a 24 anos, em sintonia com os demais Ministérios, governos estaduais, prefeituras, Poder Legislativo e organizações da sociedade civil.
A Secretaria-Geral da Presidência coordenou, em 2004, o Grupo de Trabalho Interministerial da Juventude, que realizou um diagnóstico dos programas e ações do governo federal e concluiu pela necessidade de se integrar diversas ações, bem como de se criar um programa emergencial para atender a população jovem.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a decisão de se implantar uma Política Nacional de Juventude é resultado, também, do trabalho do Projeto Juventude, desenvolvido por mais de 40 organizações da sociedade civil, e do relatório da Comissão Especial de Juventude da Câmara dos Deputados.

SIGA-NOS NO Google News