Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo federal anuncia mais três unidades do IFMS

16 de agosto de 2011 - 17:58

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de 120 novas unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, sendo três delas em Mato Grosso do Sul.



“Nesta terceira fase da expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul passará a contar com dez campi, e os municípios contemplados serão Dourados, Jardim e Naviraí”, afirmou o reitor do IFMS, professor Marcus Aurélius Stier Serpe, que esteve na cerimônia em Brasília.



A presidenta Dilma pretende inaugurar 88 unidades que começaram a ser construídas ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que somadas a 120 novas unidades anunciadas hoje totalizam 208.



A previsão, segundo o Ministério da Educação (MEC), é que todas as escolas estejam funcionando até o fim de 2014. O esforço faz parte do plano do governo federal de ampliar a oferta de educação profissional.



“Os números falam por si, em 2014 serão 562 unidades dos Institutos Federais e 320 campi universitários no país. Iniciamos uma nova etapa na expansão da rede federal e um passo fundamental para interiorizar a educação no Brasil. A distribuição destas novas unidades será um poderoso instrumento para redução das desigualdades”, afirmou a presidenta.



Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o principal desafio é interiorizar a educação profissional e superior no País, fazendo com que os jovens permaneçam em suas cidades, sem necessitar migrar para os grandes centros para estudar.



“Vamos desconcentrar o desenvolvimento que o Brasil tinha ao longo de sua história. O que nós queremos é justamente permitir ao jovem permanecer na sua comunidade e colaborar para o desenvolvimento local”, explicou Haddad.



Para isso, as 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).



Durante o evento no Palácio do Planalto, foram anunciadas também a criação de quatro universidades federais e a abertura de 47 campi universitários espalhados em todo o país.



O portal do MEC disponibilizou o mapa da expansão das universidades e dos institutos federais. Acesse www.mec.gov.br.



Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

SIGA-NOS NO Google News