Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo estuda liberação do anzol de galho nos rios

Inara Silva/Campo Grande News - 28 de fevereiro de 2005 - 11:01

O decreto que proíbe o uso de anzol de galho para a pescaria profissional pode ser revogado ainda hoje. Segundo o secretário de coordenação de Governo, Raufi Marques, o pedido da categoria está sendo avaliado pelo governo do Estado e por deputados estaduais e ainda hoje pode haver novidades. A pesca está liberada, a partir de amanhã, nos rios do Estado e os pescadores ficaram revoltados com a medida. Pela legislação anterior, eles tinham direito a usar 20 anzóis.
Raufi Marques afirmou que tem mantido conversa com uma comissão de deputados, além dos pescadores, para buscar um entendimento. Segundo ele, o governo está disposto a rever a medida, desde que sejam adotados alguns critérios.
Está em avaliação a possibilidade de recadastramento de todos os pescadores profissionais do Estado e fazer a unificação do cadastro. “A intenção é verificar quem realmente vive da pesca”, disse o secretário ao lembrar que há denúncias encaminhadas ao MP (Ministério Público) de que ocorrem irregularidades na atividade. O secretário afirmou que serão realizadas também visitas às colônias de pesca e só então o decreto voltará a permitir o uso de 20 anzóis de galho e 20 bóias com plaquetas. No entanto, o Raufi Marques afirmou que a proposta ainda está em avaliação, mas pode ser aprovada ainda hoje. Isso porque a pesca estará liberada a partir de amanhã nos rios de Mato Grosso do Sul e a proibição preocupa os pescadores.

SIGA-NOS NO Google News