Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo elabora Índice de Responsabilidade Social em MS

Portal do Governo de MS - 26 de setembro de 2007 - 14:16

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), está elaborando o Índice de Responsabilidade Social (IRS) para identificar a situação econômica dos municípios de Mato Grosso do Sul.

O Índice analisa dados, entre 2003 e 2005, referentes à riqueza, longevidade e escolaridade dos habitantes dos 78 municípios, baseados no consumo de energia elétrica urbano e rural, no valor adicionado fiscal per capita, nas taxas de mortalidade infantil e de adultos e nas taxas de matriculas nas escolas.

De acordo com a superintendente de Planejamento da Semac, Lídia Maria Ribas, o índice é um instrumento de implantação das políticas públicas. “O índice vai fazer um diagnóstico da situação dos municípios e servirá de orientação para os gestores implantarem as políticas públicas”, afirmou Lídia.

Segundo o IRS, as áreas de fronteira com Paraguai e Bolívia são as que apresentam menor índice de riqueza e problemas sociais e econômicos. Para o secretário de Estado da Semac, Carlos Alberto Negreiros, é preciso incentivar a economia na região. “É fundamental propor alterações nas bases econômicas daquela região”, afirmou o secretário.

O IRS deve estar disponível para consulta na internet e impresso, ainda este ano. A metodologia usada foi da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

SIGA-NOS NO Google News